19/12/2017
Atualizada: 19/12/2017 00:00:00


Realizada pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e pelo Fórum Estadual Permanente de Educação (Fepeal), foi realizado na tarde desta segunda-feira 18 de dezembro, no Sinteal, o lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação – CONEP 2018, cujo tema foi “Implementar os Planos de Educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”. Entre os objetivos do Conepe 2018 estão o monitoramento das metas para o setor e a análise das medidas do governo Temer contra o Plano Nacional de Educação.

Com a presença de trabalhadores/as em educação, lideranças sindicais e outros/as profissionais da sociedade civil organizada, a Conferência reuniu em sua mesa de abertura os professores Heleno Araújo Filho (Presidente da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e coordenador geral do FNPE), Juliano Brito (Coordenador geral do Fepeal), Consuelo Correia (Presidenta do Sinteal), Marly Vidinha (Coordenadora da UNCME – União dos Conselhos Municipais de Educação/Regional Nordeste) e Valéria Correia (Reitora da Ufal – Universidade Federal de Alagoas), e Jailton Lira (presidente da Associação dos Decentes da Universidade Federal de Alagoas - Adufal).

Em sua fala, Jailton Lira alertou que se vive no Brasil um estado de exceção e é preciso que haja a reorganização das forças sociais, construindo políticas para o enfrentamento ao golpe perpetuado pelo governo golpista de Temer. Reforçou a importância da luta contra a Emenda Constitucional 95, que só beneficia ao capital especulativo e não ao povo brasileiro.

O ponto de destaque da Conferência ficou por conta da palestra do profº Heleno Araújo, coordenador geral do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), intitulada “Educação em tempos de CONAPE”. Em sua palestra, Heleno fez um minucioso relato do quadro educacional brasileiro desde os governos de FHC, passando pelos dois Governos Lula e o Governo Dilma, e, agora, com o Golpe perpetrado que gerou o Governo Temer e o retrocesso político e social de ataques gravíssimos aos direitos trabalhistas e às áreas sociais, como Educação e Saúde. “Este é um momento de firmar a nossa resistência contra um governo que, apoiado por poderosas forças políticas e econômicas, nacionais e internacionais, quer destruir nossos direitos e o futuro de milhões de jovens e o futuro do nosso próprio país”.

De acordo com documento da FNPE, “as conferências municipais e ou intermunicipais/regionais, estaduais, distrital e nacional deverão contemplar a participação de representantes do Poder Público, segmentos educacionais, movimentos sociais, entidades que atuam na área da educação e todos/as os/as profissionais e pessoas dispostas a contribuir para a melhoria da educação brasileira, garantindo seu caráter público, gratuito, laico e comprometido com a inclusão social, conforme critérios definidos no Regimento Interno da CONAPE”.

Fonte: Sinteal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail