01/02/2018
Atualizada: 01/02/2018 00:00:00

Foto: Andes-SN

Nos dias 22 a 27 de janeiro aconteceu o 37° Congresso do ANDES-SN, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador (BA). Instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, o congresso reuniu mais de 500 professores/as e teve como tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora. 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba”. Os/as representantes das seções sindicais do ANDES-SN discutiram a conjuntura nacional e internacional e definiram as políticas prioritárias do Sindicato Nacional para 2018.

Oito (08) Docentes de Alagoas participaram do encontro. Eles/as foram eleitos delegados/as durante uma assembleia convocada pela Adufal e tiveram suas despesas do congresso custeadas pela seção sindical do Estado. Foram eles/as: Ailton Prates, Ailton Galvão, Adriana Lourenço, Carolina Nozella, Irailde Correia, Joelma Albuquerque, Maria Aparecida e Carlos Müller.

Considerado o maior da história do Sindicato Nacional, o congresso contou com a presença de 581 participantes, sendo 413 delegados/as, 122 observadores, de 82 seções sindicais, 10 convidados/as e 36 diretores/as.

Os seis dias de debates resultaram nas deliberações que irão orientar as lutas da categoria docente no próximo período. O 37° Congresso do Andes-SN encerrou com a aprovação de mais 30 moções e a leitura da Carta de Salvador.

O próximo congresso do Andes-SN acontecerá na cidade de Belém (PA), em 2020. A sede do próximo encontro foi escolhida pelos delegados/as presentes.

 

Disputa na eleição da nova diretoria do ANDES-SN

Duas chapas disputam a diretoria da entidade para o biênio 2018/2020. A chapa 1 "ANDES Autônomo e de Luta", o candidato a presidente é Antônio Gonçalves Filho, da Apruma Seção Sindical; a secretária-geral, Eblin Farage, da Aduff e atual presidenta da entidade e a tesoureira, Raquel Dias Araújo, Sinduece. A chapa 2 “Renova ANDES” tem como candidata à presidência Celi Taffarel, da Ufba; Maria de Lourdes Nunes, Adufpi; e Everaldo Andrade, Adusp

 

Plano de lutas

Na noite do último dia de congresso, os participantes aprovaram os planos de lutas específicas dos Setores das Instituições de Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e das Federais de Ensino (Ifes).

Entre as deliberações no plano das Iees/Imes estão a denúncia dos ataques aos direitos dos docentes, a construção de um dossiê sobre a situação dos ataques às estaduais e municipais, o levantamento do financiamento dessas instituições, a realização da Semana Nacional de Lutas das Estaduais e Municipais em maio e do 16° Encontro Nacional do Setor, no segundo semestre de 2018. Além disso, irão lançar em todos os estados a Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior.

Já em relação a luta dos docentes das Federais, foi aprovada a intensificação das ações, em conjunto com servidores estaduais e municipais e outras organizações, entidades e movimentos sociais e populares, contra diversos ataques como o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), a Medida Provisória (MP) 805/17, pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/2016 e da contrarreforma Trabalhista, e contra a reforma da Previdência.

Os delegados aprovaram ainda os itens da pauta de reivindicações, que será encaminhada ao governo federal, bem como os itens que serão apresentados para integrar a pauta unificada dos servidores públicos federais (SPF), que será debatida em reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF (Fonasefe), na próxima semana (3 e 4/02).

Confira a agenda aprovada:

  • 3 e 4 de fevereiro - Reunião Ampliada do Fonasefe e Fonacate, em Brasília;
  • 5 de fevereiro - pressão junto aos parlamentares no Congresso Nacional para barrar a contrarreforma da Previdência;
  • 10 e 11 de março - reunião do Setor das Ifes em Brasília;
  • Março - Dia Nacional de lutas em defesa das IES públicas;
  • Abril - Reunião conjunta dos setores das Ifes, Iees/Imes e GT Carreira.

 

Participantes do Congresso fazem manifestação em Salvador

Os docentes ainda realizaram uma manifestação em defesa da Educação Pública, contra o genocídio do povo negro e contra a Reforma da Previdência. O ato percorreu a avenida de acesso à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), localizada no bairro Cabula, em Salvador (BA), onde acontece o congresso.

Os delegados e observadores levaram faixas e cartazes com pautas das lutas docentes. Durante a manifestação, representantes das seções sindicais do ANDES-SN se alternavam em falas no microfone, contando da realidade de ataques aos trabalhadores em seus estados e demonstrando solidariedade à população negra soteropolitana, vítima da violência policial, e cobravam justiça aos mortos na Chacina do Cabula, que completa três anos no próximo mês. O ato foi organizado pelo Fórum das Associações Docentes (ADs), que reúne as quatro seções sindicais do ANDES-SN nas universidades estaduais da Bahia – Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.

 

Fonte: Adufal, com informações do Andes

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail