02/02/2018
Atualizada: 02/02/2018 00:00:00

Foto: RBA

Centrais sindicais vão realizar em 19 de fevereiro um dia nacional de luta, em nova etapa da mobilização contra a proposta do governo Temer de "reforma" da Previdência. Dirigentes de várias entidades se reuniram na quarta-feira (31), na sede da Força Sindical, em São Paulo, para definir as próximas atividades.

O ano legislativo começa na próxima sexta-feira (2), com sessão solene de abertura marcada para segunda (5). O principal tema nessa retomada é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que trata da Previdência.  O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem dito que vai manter o calendário anunciado ainda em 2017, com votação depois do feriado de carnaval, no dia 19. O relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), deverá apresentar novo texto.

Não dá para "carregar a reforma da Previdência além de fevereiro", disse Maia, o jornal Valor Econômico. O deputado afirmou ainda que, passando desse prazo, o tema vai para a campanha presidencial. "Se não votar, fica para a eleição."

O movimento sindical critica a ‘campanha enganosa’ do governo em relação ao tema. "As centrais sindicais conclamam suas bases a reforçar o trabalho de comunicação e esclarecimento sobre os graves impactos da ‘reforma‘ na vida dos trabalhadores e trabalhadoras", diz nota divulgada por CTB, CUT, CSB, Intersindical, Nova Central Força e UGT.

A Central Única dos Trabalhadores avalia que, em 2017, a sociedade conseguiu impedir a votação da reforma da Previdência com a histórica greve geral de 28 de abril. De acordo com a Central, esse foi recado dado pela classe trabalhadora ao governo golpista, deixando claro que a sociedade brasileira não aceita a reforma porque ela significa o fim da aposentadoria.

E acrescenta, “para derrotar o governo golpista, é preciso paralisar os locais de trabalho, fazer atos e manifestações, ocupando ruas e praças, e pressionar os parlamentares em suas bases eleitorais”.

Em Alagoas, as Centrais Sindicais e as Frentes que atuam no Estado ainda irão se reunir para definir as atividades que acontecerão em Maceió e no resto do Estado. 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail