16/02/2018
Atualizada: 30/09/2019 12:36:39

Foto: Henry Milleo

ERRATA: A foto da matéria tem como autor o senhor Henry Milleo, e não a Carta Capital, conforme colocado anteriormente.

Na próxima segunda-feira (19) é ‘Dia nacional de lutas em defesa da Previdência Social’. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) em unidade com as demais organizações de movimentos sociais populares constrói essa pauta nacional para garantir que o direito a aposentadoria permaneça para todos/as os/as brasileiros/as. Por isso, a orientação da entidade para a sua categoria é: Dia 19 de fevereiro é dia nacional de paralisação.

Alagoas vai fazer uma intensa mobilização contra a aprovação da PEC 287/16, da contrarreforma da Previdência. Representantes da Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e da CSP-Conlutas estivem presentes em uma reunião que aconteceu na sede da Adufal e definiu uma série de atividades para acontecer neste dia 19, data marcada para a leitura do texto, com as novas emendas.

Logo pela manhã, às 5h, haverá uma intervenção no terminal de ônibus do Benedito Bentes, com panfletagens, palavras de ordem e diálogo com população.

Já no começo da tarde, às 14h, os/as militantes seguirão até o aeroporto Zumbi dos Palmares para dialogar com os deputados alagoanos e reivindicarem o voto contrário a aprovação da PEC.

Ainda na parte da tarde, às 16h, acontecerá o ato público no calçadão do Comércio em frente ao antigo Produban. Lá, os manifestantes farão intervenções públicas denunciando o abuso da proposta do governo Temer, insistindo em retirar direitos da classe trabalhadora.   

Além dessas atividades, a Adufal está promovendo diversos atos de mobilização. Na entrada da Ufal um carro de som estará anunciando os desmontes da proposta de Temer e a necessidade de organização da classe trabalhadora lutar para barrar a contrarreforma. Haverá também vários materiais de agitação e propaganda, como pirulitos, panfletos, faixas, bandeiras, palavras de ordem e intervenções públicas. Além disso, a Adufal está produzindo um vídeo informativo sobre a Reforma da Previdência.

Outra ação da entidade foi solicitar, por meio de ofício, à reitoria da Universidade Federal de Alagoas, o adiamento da reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, marcado para acontecer no mesmo dia da mobilização. A diretoria da Adufal entende que que este é momento de lutar contra a Reforma da Previdência uma vez que isso atenta contra a dignidade dos/as brasileiros/as com a retirada de direitos tão fundamentais.

“O nosso Sindicato Nacional, o ANDES, está reforçando esse chamado e convoca todas as AD’s a somarem força nesse grande ato de resistência à retirada de direitos da classe trabalhadora, intensificada desde o golpe”, ressalta o documento e, por fim, propõe a realização desta reunião no dia seguinte, dia 20, ou outra data a qual a magnífica reitora julgue conveniente.  

A votação
O prazo estimado pelo governo para aprovar a reforma é até o fim de fevereiro. No entanto, o cenário não está favorável para os que defendem as mudanças nas leis. O governo precisa de 308 votos para a aprovação. De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) esse é número difícil para a base aliada conseguir.

Na tentativa de aprovar de qualquer jeito o fim da aposentadoria para os/as brasileiros/as, o governo já modificou várias vezes o texto da reforma. O novo texto se propõe a corrige distorções, diante das propostas anteriores. Esse é o argumento usado para aprovação do novo texto, com as mudanças nas regras da aposentadoria.  

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail