02/03/2018
Atualizada: 02/03/2018 00:00:00


Após o episódio em que o Ministro da Educação, Mendonça Filho, constrangeu e ameaçou de processar o professor da Universidade Federal de Brasília (UNB), Dr. Luís Felipe Miguel, a Adufal lança uma nota pública em solidariedade ao docente. Luís Felipe pertence ao Instituto de Ciência Política da UNB e foi acusado por propor ministrar uma disciplina a qual abordará ‘O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil’.

“A Adufal, considerando os princípios da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, manifesta sua mais profunda indignação ao tempo em que repudia, todos os ataques e perseguições ao corpo docente, técnico, e discente, bem como o desmantelamento da universidade brasileira executada pela política neoliberal do governo Temer”, destaca a nota.

Leia a nota na íntegra:

 

NOTA DE APOIO 

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas/ ADUFAL, vem de público manifestar irrestrito apoio ao professor Dr. Luís Felipe Miguel pertencente ao Instituto de Ciência Política  da Universidade Federal de Brasília/UNB,  que sofreu constrangimento e foi ameaçado ser processado, em Nota emitida  pelo Sr. Ministro da Educação, Mendonça Filho, por propor ministrar uma disciplina intitulada Tópicos Especiais em Ciência Política, cujo tema versará sobre ”O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”, no Curso de Graduação em Ciência Política da UNB.

 A referida disciplina, tem como diretriz refletir criticamente sobre a realidade brasileira na atual conjuntura, diante do golpe instalado desde 2016, que atenta contra nosso Estado Democrático de Direito, trazendo consequências nefastas no âmbito da educação, da economia, da saúde, provocando um grande desmonte da sociedade brasileira.

Essa atitude autoritária e antidemocrática do Sr Ministro da Educação, depõe contra a Liberdade de Cátedra das IFES, e sobretudo, da Autonomia Universitária, preceituadas nos parâmetros legais dos artigos 206 e 207 da Constituição Brasileira. É dever ético da Universidade, enquanto produtora de conhecimento, se pôr a serviço do desenvolvimento do ser humano considerando suas diversidades, e por outro lado, deve estar fundamentalmente comprometida com as reais possibilidades de construção de um Brasil laico, solidário, igualitário e justo.  

A ADUFAL, considerando os princípios da Universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, manifesta sua mais profunda indignação ao tempo em que REPUDIA, todos os ataques e perseguições ao corpo docente, técnico, e discente, bem como o desmantelamento da Universidade Brasileira executada pela política neoliberal do governo Temer.

Em defesa da LIBERDADE DE CÁTEDRA E DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!

Maceió, 01 de março de 2018. 

Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas - ADUFAL.

 

Fonte: Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail