13/05/2018
Atualizada: 13/05/2018 00:00:00


Elcio Verçosa o educador, o formador, aquele que acolhia e se doava sem restrições. 

Elcio líder na construção de projetos, instituições, e democratizações.

Elcio lutador, militante das causas da Emancipação Humana.

 

Quando jovem foi militante do Movimento Estudantil da Geração de 1968, e tornou-se um lutador social em Defesa da Democracia e Liberdade, combatendo a Ditadura Militar, e grande defensor da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade, e Democrática.

Como professor da Educação Básica participou do processo de organização sindical da categoria, tendo enfrentado as oligarquias tradicionais para a construção de uma representação autônoma e democrática que gerou o SINTEAL - Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas.

Fez parte do coletivo pioneiro da fundação e organização da ADUFAL - Associação dos Docentes da UFAL, sendo Presidente da entidade.

Conjugou como poucos o ativismo político em defesa do Estado Democrático de Direito e contra o arbítrio e a opressão, com a atividade intelectual.

O Professor Elcio Verçosa liderou o processo de fundação do Centro de Educação CEDU /UFAL, a democratização do acesso ao Ensino Superior Público em Alagoas, a construção da Pós-Graduação e a produção intelectual sobre a Educação em Alagoas.

Liderou também o processo de redemocratização e revitalização do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, sob o lema Transparência com Participação, e foi seu Presidente na primeira década do séc. XXI.

Sua trajetória de intelectual, de gestor da educação, e sobretudo de educador o tornam referência fundamental na Educação de Alagoas.
A obra intelectual de Elcio Verçosa é fundamental para compreender Alagoas, e base para os estudos locais de Humanidades.

Alagoas está mais pobre e mais triste com essa perda.

Ressaltamos, contudo, que nos despedimos com muita emoção do humanista, que acolhia, orientava e promovia. Despedimo-nos da liderança verdadeiramente emérita, que deixou sua marca de afeto em quem teve o privilégio de seu convívio.

Honenageamos este lutador que colocou a pesquisa e o saber a serviço do povo alagoano e brasileiro.

Sandra Lira.

ELCIO VERÇOSA PRESENTE!!


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail