13/06/2018
Atualizada: 13/06/2018 00:00:00


    Na tarde da sexta-feira (08), a direção da Adufal representada pelo presidente Jailton Lira  e pelo Tesoureiro Ailton Galvão com a participação da comissão do Grupo de Trabalho (GT) representada por Antônio Passos (professor), Wellington Pereira (técnico) e Sônia Titara (funcionária da Adufal) oficializaram à reitora Valéria Correia e equipe o parecer técnico-jurídico elaborado pelo escritório de advocacia contratado pela Associação questionando a execução do acórdão nº 6492/2017 do Tribunal de Contas da União. Este acórdão sugere a retirada das conquistas judiciais já consolidadas, tais comoas ações 3,17%, 26,06%, 28,86% e a Retribuição por Titulação (RT). O parecer foi elaborado pelo escritório representado pelo advogado Rodrigo Constante, devidamente protocolado e depois dado conhecimento formal à gestão da Universidade.

    O objetivo da direção do sindicato e da comissão é convencer a gestão da UFAL de que a execução do acórdão nº 6492/2017 poderia ser feita de modo a minimizar os prejuízos aos professores e garantindo os direitos adquiridos judicialmente. A reitora Valéria Correia e equipe se mostraram sensibilizados com a questão e garantiram analisar cuidadosamente o parecer do sindicato no prazo mais breve possível.

    O presidente da Adufal professor Jailton Lira argumentou ainda que o interesse da direção da entidade e da comissão é colaborar na busca das soluções, colocando-se à disposição da Universidade no sentido da assegurar os direitos dos associados. Frisou que a Adufal fará a defesa administrativa dos professores atingidos pelos efeitos do acórdão, tanto na esfera administrativa quanto na esfera judicial, caso necessário.

    A comissão é formada por Jaiton Lira, presidente da Adufal; Ana Vergne, vice presidenta da Adufal; Ailton Galvão, diretor da Adufal; Aparecida Batista, diretora da Adufal; Socorro Dantas, diretora da Adufal; Amauri Barros, diretor da Adufal; Antônio Passos, associado à Adufal; Sônia Titara, funcionária da Adufal; Francisco Monteiro, professor aposentado; Wellington Pereira, técnico da Ufal; Daniel Cordeiro, técnico da Ufal; Rodrigo Constante, advogado e o professor Afonso Espíndola, Ouvidor Geral da UFAL.


Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail