05/07/2018
Atualizada: 05/07/2018 00:00:00


 

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), no auditório do Centro de Educação (CEDU) da Ufal, o Seminário sobre Carreira Docente com as palestras dos professores Amauri Barros e Márcio Barboza. A ação teve como objetivo esclarecer aos docentes sobre seus direitos, as ameaças constantes à categoria e as ações de defesa do sindicato.

“Foi mostrada a série histórica da categoria, a evolução, a legislação, as perdas com a mudança do sistema de previdência de 2003, o fim da paridade e integralidade, e os ataques mais recentes do Governo Federal à nossa categoria. As discussões são sempre no sentido de esclarecer a categoria e conscientizar”, relatou o professor e doutor Amauri Barros.

De acordo com o professor e doutor Márcio Barboza, a categoria teve ganhos expressivos com a criação do “professor associado” e com a redução do número de linhas no contracheque.

“Durante a palestra, abordei a questão das emendas constitucionais que fizeram modificações bem contundentes na previdência social, que foram perdas, e mostrei como se dá a aposentadoria para quem ingressou antes do período de 2003, quem ingressou no período de 2003 a 2013, e quem ingressou na carreira a partir de 2013. Essa última faixa foi onde teve as maiores perdas em termos de paridade, integralidade e o limite de aposentadoria com o teto da previdência do regime geral”, disse o professor Márcio Barboza.

“Conhecer bem a carreira é importante desde o primeiro dia que o docente ingressa na universidade, porque ele começa a fazer planejamentos da sua carreira em termos de promoções e progressões”, concluiu Márcio Barboza.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail