03/08/2018
Atualizada: 03/08/2018 00:00:00

Foto: Google fotos.

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) expressa seu repúdio à possível diminuição no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para 2019, que pode gerar o corte de quase 200 mil bolsas de pesquisa a partir de agosto de 2019.

A Adufal considera que a situação é muito grave e pode gerar danos em grande escala à educação.

O Governo está retirando recursos fundamentais para que os docentes possam cumprir uma das funções que é a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia. Em um contexto em que a categoria sofre a retirada de direitos e uma diminuição do papel do Estado no cumprimento do seu dever, que é de garantir os serviços públicos para a sociedade, é importante que os professores (as) se informem, sejam organizados, se mobilizem, e pensem sobre os impactos disso para a categoria.

A diretoria.
Maceió, 03 de agosto de 2018.

 

Sobre o corte no orçamento

Direcionado ao ministro da educação, o Conselho Superior da CAPES enviou um ofício que alerta que o teto orçamentário imposto pelo MEC representa um corte significativo. “Caso seja mantido esse teto, os impactos serão graves para os Programas de Fomento da Agência”, afirma o texto do presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves.

Segundo a nota do presidente da CAPES, a medida vai atingir mais de 90 mil discentes pesquisadores, interrompendo os programas de fomento à pós-graduação, os institucionais (de ação continuada) e os estratégicos (editais de indução e acordos de parceria com os estados e outros órgãos governamentais). Ainda de acordo com o texto, se o corte orçamentário for mantido, em agosto de 2019, haverá a suspensão dos pagamentos de 105 mil bolsistas dos programas voltados à formação de professores da Educação Básica.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail