10/09/2018
Atualizada: 11/09/2018 13:05:04


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) deu início, na manhã desta segunda-feira (10), à programação do Seminário Conjuntura Política, Trabalho e Educação com apresentação do côco de roda Xodó Nordestino e palavras de abertura do presidente da Adufal, Jailton Lira, da reitora da Ufal, Valéria Correia, e do diretor do Centro de Educação (Cedu), Jorge Eduardo. O primeiro dia de atividades teve mais de 250 ouvintes entre as palestras e mesas-redondas. 

Confira as fotos do primeiro dia do Seminário.

“Este Seminário é uma forma que nós encontramos de provocar esse debate que tem função pedagógica mas também tem uma função política. Nós da área sindical aqui da Universidade temos muita dificuldade de mobilizar os colegas para que participem de atividades que propiciem esses momentos de debate político e de conscientização, é por esta razão que nós insistimos nestes debates, não só nesse Seminário mas em outras atividades que a gente vêm fazendo”, disse o professor Jailton de Souza Lira durante a fala de abertura. 

A palestra de abertura com o tema “Análise Conjuntural da Crise Política Brasileira” foi proferida pelo professor da Unicamp, Armando Boito Junior, também no horário da manhã no auditório da Reitoria. O doutor apresentou um quadro amplo da política brasileira contemporânea. “É um grande prazer vir aqui à Universidade Federal de Alagoas. Espero que a minha palestra dê alguma contribuição para compreender o momento do impeachment para a conjuntura brasileira. Este é um momento de ataque, devo dizer, ao golpe de estado desferido contra a democracia brasileira em 31 de agosto de 2016”, relatou Armando Boito.

No turno vespertino ocorreram as mesas-redondas “BNCC no Governo Temer” e “A Escola Sem Partido”. A primeira mesa teve como oradoras as professoras do Cedu, Carolina Nozella, Andréa Giordanna e Irailde Correia, e como coordenador o professor Jailton Lira. A segunda mesa contou com a participação do professor da UFPB, Jorge Hermida, da professora do Cedu, Sandra Lira, da diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal, Edna Lopes, e coordenação da diretora da Adufal, Irailde Correia.

A última atividade do dia foi a palestra “A Economia Nordestina Entre 2000 e 2018”, proferida pelo professor de Economia da Ufal, Cícero Péricles, e coordenada pelo diretor da Adufal, Domingos Sávio, ocorrida no horário noturno.

Nesta terça-feira (11) as atividades continuam com quatro mesas-redondas a serem realizadas entre os horários matutino, vespertino e noturno, no auditório do Cedu. Os ouvintes que já realizaram a inscrição online precisam assinar a frequência na entrada do local, e aqueles que não se inscreveram poderão fazê-lo manualmente no evento. Confira abaixo a programação do segundo dia do Seminário.

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO DIA DO SEMINÁRIO, TERÇA-FEIRA (11)

Dia 11/09

10h: MESA 3:  PREVIDÊNCIA PÚBLICA: QUAIS AS ALTERNATIVAS?

Local: Auditório do Centro de Educação (Cedu)

Participantes: Menezes Gomes (Ufal/Santana), Antônio José de Carvalho (Ajufe)

Coordenação: Jailton Lira

Encerramento: 11h30

 

14h:  Mesa 4: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E ADOECIMENTO DO (A) TRABALHADOR (A)

Local: Auditório do Centro de Educação (Cedu)

Participantes: Alda de Barros Araújo (TRT), Ruth Vasconcelos (UFAL)

Coordenação: Maria Aparecida Oliveira (ADUFAL)

Encerramento: 15h45

 

16h: Mesa 5:  CARREIRA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Local: Auditório do Centro de Educação (Cedu)

Participantes: Amauri Barros (UFAL), Marcio Barboza (UFAL), Antônio Gonçalves Filho (Andes-SN)

Coordenação: Socorro Dantas (ADUFAL)

Encerramento: 17h45

 

19h: Mesa 6: O BRASIL PÓS-GOLPE E AS PERSPECTIVAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS

Local: Auditório do Centro de Educação (Cedu)

Participantes: Luciana Santana (UFAL), Lorena Monteiro (UNIT), Luiz Gomes (UNEAL), Carlos Müller (ADUFAL)

Coordenação: Ana Maria Vergne (ADUFAL)

Encerramento: 21h30


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail