11/09/2018
Atualizada: 12/09/2018 14:46:44


Mais um evento organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) é concluído com êxito. O Seminário Conjuntura Política, Trabalho e Educação, realizado nesta segunda e terça-feira (10 e 11), teve cerca de 400 ouvintes entre as palestras e mesas-redondas ocorridas nos dois dias, e transmissão ao vivo pelo site e facebook da Associação com alcance de mais de 4 mil pessoas.

Confira aqui todas as fotos do segundo dia do Seminário.

A Adufal agradece imensamente a participação de todos os palestrantes e ouvintes nesse tão importante evento que propicia debates necessários acerca de política, educação e trabalho.

A ação teve como objetivo promover o conhecimento e a discussão sobre assuntos relacionados à categoria docente, o cenário político atual e educação, com a realização de seis mesas-redondas e duas palestras entres os horários matutino, vespertino e noturno dos dois dias. Este é o segundo evento com mesas-redondas e palestras que a Adufal organiza no segundo semestre deste ano.

“Este Seminário é uma forma que nós encontramos de provocar esse debate que tem função pedagógica mas também tem uma função política. Nós da área sindical aqui da Universidade temos muita dificuldade de mobilizar os colegas para que participem de atividades que propiciem esses momentos de debate político e de conscientização, é por esta razão que nós insistimos nestes debates, não só nesse Seminário mas em outras atividades que a gente vêm fazendo”, disse o presidente da Adufal, professor Jailton de Souza Lira, durante a cerimônia de abertura. 

Todos os ouvintes que se inscreveram online e assinaram a lista de presença, ou se inscreveram manualmente no local irão receber certificado de 2h por mesa ou palestra assistida. Quando os certificados estiverem disponíveis os participantes serão informados por email e deverão emitir o documento neste link.

Primeiro dia

As atividades do Seminário iniciaram com apresentação do côco de roda Xodó Nordestino na manhã da segunda-feira (10), e a cerimônia de abertura teve palavras do presidente da Adufal, Jailton de Souza Lira, da reitora da Ufal, Valéria Correia e do diretor do Centro de Educação (Cedu), Jorge Eduardo. 

A palestra de abertura com o tema “Análise Conjuntural da Crise Política Brasileira” foi proferida pelo professor da Unicamp, Armando Boito Junior, também no horário da manhã no auditório da Reitoria. O doutor apresentou um quadro amplo da política brasileira contemporânea. 

No turno vespertino ocorreram as mesas-redondas “BNCC no Governo Temer” e “A Escola Sem Partido”. A primeira mesa teve como oradoras as professoras do Cedu, Carolina Nozella, Andréa Giordanna e Irailde Correia, e como coordenador o professor Jailton Lira. A segunda mesa contou com a participação do professor da UFPB, Jorge Hermida, da professora do Cedu, Sandra Lira, da diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal, Edna Lopes, e coordenação da diretora da Adufal, Irailde Correia.

A última atividade do dia foi a palestra “A Economia Nordestina Entre 2000 e 2018”, proferida pelo professor de Economia da Ufal, Cícero Péricles, e coordenada pelo diretor da Adufal, Domingos Sávio, ocorrida no horário noturno.

Segundo dia

O último dia do Seminário Conjuntura Política, Trabalho e Educação começou com a mesa-redonda "Previdência Pública: Quais as Alternativas?", no horário da manhã, que teve como participantes o juiz federal, Antônio José de Carvalho, o professor de economia da Ufal, José Menezes Gomes, e coordenação do presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

A mesa-redonda com tema “Assédio Moral no Trabalho e Adoecimento do (a) Trabalhador (a)" ocorreu no horário da tarde e teve como participantes a juíza do trabalho, Alda de Barros Araújo, a professora do ICS/Ufal, Ruth Vasconcelos e coordenação da Primeira Secretária da Adufal, Maria Aparecida Oliveira.

Outra mesa-redonda realizada no horário vespertino foi a "Carreira Docente no Ensino Superior" e teve como oradores o presidente do Andes-SN, Antônio Gonçalves Filho, o professor do Instituto de Matemática (IM), Amauri Barros, o professor do Centro de Tecnologia (Ctec), Márcio Barboza e coordenação da diretora Cultural da Adufal, Socorro Dantas.

A última atividade do Seminário, intitulada “O Brasil Pós-Golpe e as Perspectivas Políticas, Econômicas e Sociais” foi realizada na noite da terça-feira (11) com a presença do professor da Uneal, Luiz Gomes, da professora do curso de direito da Unit-AL, Lorena Monteiro, professora de Ciência Política do ICS-Ufal, Luciana Santana, e coordenação da vice-presidenta da Adufal, Ana Maria Vergne.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail