25/10/2018
Atualizada: 25/10/2018 15:03:31


A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas - ADUFAL vem de público, manifestar a mais irrestrita solidariedade ao Professor Dr. Clebio Correia de Araújo, que foi covardemente agredido quando participava de um evento promovido pela Universidade Estadual de Alagoas, cuja pauta era a discussão da democracia e a defesa da Universidade. Em momento extremamente delicado da conjuntura política nacional, nos vemos diante de uma eleição presidencial onde duas candidaturas contrastantes se opõem, de um lado uma defensora de atitudes abusivas e com inescapável discurso de ódio político a opositores e minorias, e a outra candidatura, permeada com discurso humanista e de defesa dos direitos e da cidadania. Essa situação de polarização e radicalização política, alimentada pelo discurso de ódio que caracteriza a atuação política do PSL, nos obriga a nos defrontar com mais esse ato de violência, perpetrado por um apoiador do candidato Bolsonaro. O mesmo agrediu verbalmente os participantes do referido evento e, como se não bastassem as agressões verbais que já havia realizado, e a conturbação do ambiente acadêmico por ele provocada, partiu para a agressão física a um dos membros da UNEAL, um de seus professores e também ex-reitor daquela importante instituição de ensino.

Na condição de professores(as), acadêmicos(as) e pesquisadores(as), enquanto cidadãos e cidadãs que defendem valores fundamentais, garantidos pela Constituição, tais como a Democracia; a liberdade de cátedra e a autonomia universitária, e enquanto dirigentes sindicais, prestamos nossa solidariedade ao professor Clebio Correia de Araújo e repudiamos veementemente todas as práticas e atitudes violentas e de cerceamento do debate democrático! Damos um basta a atitudes e episódios dessa ordem, e apelamos para a sociedade alagoana que também repudie tais comportamentos. Que fatos como esse sejam repelidos de maneira cabal.

Apelamos para o bom senso das pessoas que buscam os rumos e a escolha de seus representantes em bases democráticas, para que não aceitem atitudes antidemocráticas como as verificadas no ambiente da Universidade Estadual de Alagoas, Instituição com a qual nos solidarizamos na pessoa do Prof. Clebio Correia de Araujo. Continuaremos firmes na luta em defesa Democracia e da autonomia da Universidade.

Diretoria da ADUFAL

Maceió, 25 de outubro de 2018


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail