15/01/2019
Atualizada: 18/01/2019 14:21:00


Nas últimas décadas muitos/as de nós se dedicaram à construção de um Sistema Educacional no Brasil.

Avançamos na estruturação da legislação, dos órgãos educacionais, da gestão, e das políticas, programas e projetos.
Sobretudo avançamos naquilo que Demerval Saviani nos diz que é o critério fundamental para termos um Sistema Educacional - a intencionalidade comum, a Filosofia que embasa a Pedagogia. Avançamos conceitualmente na noção dos Direitos e das bases pedagógicas, avançamos na prática pedagógica, nas relações entre os profissionais da educação, entre a escola e a família.

Tudo isto está sendo posto à prova agora.

O Governo pode destruir legislações, órgãos, políticas, programas e projetos.
Mas não pode destruir a Filosofia da Educação. Não pode destruir a Pedagogia.

Sem suporte institucional teremos de seguir com nossas próprias forças. Defender o direito humano à educação laica, pública, gratuita, com qualidade e democrática será uma tarefa mais árdua.
Defender a docência - do latim docere (ensinar). Defender a Liberdade de Cátedra sem a qual não há ensinar e aprender, não há pesquisar, não há pensar, criar. Uma tarefa que desempenharemos de forma mais vibrante, coletivamente.

Agora os/as educadores brasileiros/as são alvos de ataques vis. Mentem de maneira assustadora: somente criaturas pervertidas são capazes de tantas calúnias, difamações e injúrias contra nossa categoria docente. Não se tratam de algumas fakes news, mas de uma campanha acirrada anti-professores, anti-intelectuais. Não querem apenas roubar nossos salários, direitos trabalhistas e previdenciários. Querem nos desmoralizar.

Não objetivam tão somente censurar os livros de História - que querem adulterar - mas pretendem mudar tudo, o núcleo do pensamento crítico, lógico, científico, o pensamento que produz autonomia, é isto o que querem destruir.

Mais do que amordaçar, querem moldar Professores, alterar a missão histórica do Magistério - a educação para a Liberdade.
Querem nos transformar em cúmplices desse hediondo crime que agora se comete contra o Povo Brasileiro - a recolonização, a reescravização, a destruição do Estado-Nação. Porque além de roubar nossas riquezas incomensuráveis querem roubar a alma de nosso Povo, para que não reaja, para que esvaziado de sua alma seja triste, resignado, submisso e obediente: robôs.

O uso atual das mídias sociais - capturando corações e mentes - manipulando com superstições, mentiras, preconceitos, ódios, é o conteúdo e o método para formar robôs.

Somente a Educação pode promover a formação crítica, para que diante dos novos artefatos tecnológicos não nos tornemos peças de máquinas, desumanizadas.

Magistério é uma palavra com múltiplos significados, este termo se originou do latim magisterium, que significa “dignidade”, “meio de curar”, “tratamento” ou “trabalho de chefe”. É este significado - que é nossa raiz etimológica, e raiz filosófica - que querem nos arrancar. Querem esvaziar o Magistério de sua dignidade, de seu poder de cuidar, tratar, curar e liderar moralmente.

Seremos RESISTÊNCIA!

Fonte: Texto de Sandra Lira, professora do Centro de Educação da Ufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail