07/02/2019
Atualizada: 07/02/2019 15:54:52


A professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e escritora Ruth Vasconcelos, o artista Francisco Brennand e a Viva Editora, realizam o lançamento de uma coletânea de livros intitulada “Os Cadernos Verdes de Francisco Brennand. Uma leitura”, na quinta-feira (14), às 19h, no Diteal, anexo do Teatro Deodoro, no Centro.

São quatro obras que fazem parte da coletânea: “Os nós enigmáticos na obra de Brennand”, “A arte de Brennand em diálogo com a vida e a literatura”, “O diário de Brennand escrito para nomear” e “Do testemunho ao testamento sobre a vida e a obra de Brennand”.

No último sábado (2), a autora realizou o lançamento do livro na cidade do Recife, na própria Oficina Cerâmica de Francisco Brennand. Agora, o evento chega a Maceió.

Francisco Brennand

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu a 11 de junho de 1927, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto de esculturas cerâmicas que deveriam povoar os espaços internos e externos do ambiente.

Hoje, após mais de 34 anos de trabalho intenso e obsessivo, confrontamo-nos com esse complexo escultórico, cujo significado dá relevo a um sentido cosmogônico e, ao mesmo tempo, visionário de Francisco Brennand. O escritor e arquiteto Fernando de Barros Borba define as características da arte brennandiana como poucos o fizeram.

Fonte da biografia: www.brennand.com.br


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail