24/04/2019
Atualizada: 24/04/2019 17:46:52


Com o tema “Defesa da Educação como direito de todos os Povos”, o Seminário Estadual Interfóruns ocorreu nesta quarta-feira (24), no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), sede Farol, das 8h30 até as 13h.

O evento teve como principais objetivos refletir sobre a luta por garantia do direito a educação escolar para a população campesina; apontar alguns desafios organizativos para paralisar o processo de fechamento de Escolas do Campo; e intensificar a articulação das organizações campesinas visando a instrumentalizar mecanismos para a efetivação de políticas de educação que garantam a oferta da educação escolar e construção de escolas para a população do campo.

“Num momento de tanto retrocesso na educação, o Interfóruns representa um momento de reflexão para que educadores de vários setores do campo educacional busquem formas de resistência na luta pela educação como direito de todos”, disse a professora Esmeralda Moura, que representa a Adufal no Fórum Estadual Permanente da Educação do Campo (Fepec).

O professor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca-Ufal), Cícero Albuquerque, também participou do seminário conduzindo a mesa de abertura com o tema principal.

Por fim, ocorreu também uma Mesa de Diálogo sobre “Que ações cada coletivo tem realizado em defesa do Direito a Educação Escolar? Essa é nossa Resistência! ”, onde representantes de diversos coletivos e movimentos sociais do campo puderam falar sobre o assunto.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail