28/05/2019
Atualizada: 29/05/2019 12:33:25

Karina Dantas/Adufal

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniu, em assembleia unificada na tarde desta terça-feira (28), para organizar uma serie de ações com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas possível para o ato público que ocorrerá na quinta-feira, 30 de maio, com concentração às 13h, na Praça Centenário.

Na ocasião, a comunidade aprovou a paralisação das atividades acadêmicas no dia 30 de maio. Os sindicatos publicarão nota conclamado as categorias dos docentes e técnicos a aderirem à paralisação.

Também ficou decidido que os centros acadêmicos, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), irão realizar assembleias nos cursos para convidar os estudantes para a manifestação, bem como dialogar sobre as pautas em defesa da educação.

Ainda durante assembleia, os estudantes, técnicos e docentes que estavam presentes decidiram que serão organizados grupos para passarem nas salas de aulas falando sobre a importância de participar do ato de 30 de maio.

“Mais do que nunca temos que insistir com a pauta em defesa da educação pública e da manutenção de um orçamento que garanta o mínimo de qualidade da educação e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para o dia 30 e para o dia 14 de junho, para lutar contra os cortes na educação e defender a previdência pública”, reforçou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

A assembleia foi organizada pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), junto com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e com o DCE. Representantes de outras entidades como o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal) estiveram presentes, fortalecendo a mobilização.

Ato público em defesa da educação

Na quinta-feira, 30 de maio, ocorrerá um grande ato público em Maceió e em diversas cidades do país em defesa da educação, contra os cortes nos orçamentos das universidades públicas e institutos federais, e contra a reforma da previdência.

Em Maceió, o ato terá concentração às 13h, na Praça Centenário, e sairá em caminhada até a Praça Deodoro, no Centro da cidade, onde haverá apresentações culturais e exposições de trabalhos realizados dentro do ambiente acadêmico.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail