05/07/2019
Atualizada: 05/07/2019 15:23:47


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) reitera seu apoio à histórica e vitoriosa luta dos jornalistas que bravamente enfrentaram a tentativa de redução de 40% do piso salarial da categoria e sustentaram nove dias de greve, com apoio da CUT, FENAJ, todo o movimento sindical e popular, parlamentares estaduais, federais e a população em geral. O movimento assumiu a característica de uma reação do conjunto da classe trabalhadora contra a retirada de direitos e redução salarial, com repercussão nacional e internacional. Foi um belo momento de solidariedade e unidade da classe trabalhadora.

Essa luta obteve reconhecimento no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que com base no parecer contrário à redução salarial do Ministério Público do Trabalho (MPT), negou a proposta das TVs Gazeta (Rede Globo), Pajuçara (Rede Record) e Ponta Verde (SBT) de reduzir o valor do piso salarial, considerando-a “inconstitucional e vergonhosa”. A Justiça do Trabalho decidiu também pelo reajuste do piso da categoria em 3%. Com a decisão unânime dos desembargadores, os dias de greve foram reconhecidos como um direito legítimo e não deverão ser descontados, e foi definido que categoria terá ainda estabilidade salarial por 90 dias. 

Por tudo isso, repudiamos veementemente a atitude da TV Gazeta ao anunciar, no dia seguinte, a demissão de quinze profissionais experientes e com muito tempo de empresa como forma de retaliação ao movimento grevista e em total desrespeito à Justiça do Trabalho. A empresa do senador Collor de Melo, afiliada à Rede Globo, demonstra seu desprezo pela ordem democrática, pelos direitos constitucionalmente instituídos e afronta toda a sociedade alagoana que acompanhou e apoiou o movimento justo dos jornalistas.

Não vamos esmorecer e continuaremos a lutar, apoiando os trabalhadores e trabalhadoras da comunicação em Alagoas. A unidade e a solidariedade da classe trabalhadora continuam fortes – somos resistência! A luta não para!

 

Maceió, 05 de julho de 2019.

Diretoria da Associação dos Docentes da Ufal.

 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail