08/07/2019
Atualizada: 08/07/2019 16:37:27

Arte: Sintufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) promovem, nesta quinta-feira, 11 de julho, uma palestra sobre a Reforma da Previdência. A ação é gratuita e ocorre no auditório da Reitoria, Campus A.C. Simões, a partir das 14h.

A palestrante é a professora Luciana Caetano, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Ufal, que é graduada em Ciências Econômicas pela Ufal e Doutora em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Como economista, Caetano já trabalhou na PROGINST/UFAL, Secretaria Estadual do Trabalho e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

De acordo com a docente, o evento tem como objetivo esclarecer à população pontos relevantes do texto da reforma previdenciária, encaminhado esta semana ao Congresso Nacional, descontruindo a narrativa de que a reforma vai resultar na retomada do crescimento econômico, na recuperação do emprego e na redução da dívida pública. 

“A reforma previdenciária, ignorando as desigualdades regionais e sociais, tende a penalizar em maior profundidade os estratos sociais com rendimento de até dois salários mínimos que representa, aproximadamente, 70% da população ocupada do país. Para os estados que concentram a pobreza, localizados nas regiões Norte e Nordeste, com menor expectativa de vida maior taxa de informalidade, o impacto será ainda maior, graças à dependência dos benefícios previdenciários. (...) Só existe uma forma de fazer esse enfrentamento, através de informação e ativismo político. Nós somos responsáveis pela construção do mundo que queremos”, explicou a doutora Luciana Caetano.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail