07/08/2019
Atualizada: 09/08/2019 13:06:43


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convoca a base docente a participar da paralisação na próxima terça-feira, 13 de agosto, dia da Greve Nacional da Educação, com concentração às 8h no CEPA, em Maceió.

A luta é em defesa da educação, do emprego e da aposentadoria, que estão sendo cada vez mais atacados pelo governo Bolsonaro, através da reforma da previdência, do projeto “Future-se” e de outras ações que provam que Jair Bolsonaro é inimigo dos/as trabalhadores/as e da população mais pobre do país.

Projeto ‘Future-se’

Em análise preliminar, o Andes-SN entende que o Future-se, projeto apresentado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação, põe fim ao sentido público das universidades, institutos federais e CEFET. 

Embora inicialmente tenha recuado do ataque à gratuidade, a proposta altera os eixos históricos que sustentam o caráter público e socialmente referenciado das instituições.

Para o Andes-SN, o programa propõe garantir a "autonomia financeira" das universidades, institutos federais e CEFET via captação de recursos junto ao setor privado, através de fundos de investimento, parcerias público-privadas e privatização do patrimônio imobiliário das IFE. A gestão passará a ser feita por Organizações Sociais, de caráter privado.

De acordo com o MEC, será financiado por um fundo de direito privado, cuja administração será de responsabilidade de uma instituição financeira e funcionará em regime de cotas. O orçamento de manutenção e investimento das IFE será desvinculado da União e substituído pelo financiamento privado.

Por tudo isso e muito mais, a Adufal entende que o projeto representa uma ameaça para a autonomia universitária, com a imposição de um modelo de mercantilização das universidades.

Reforma da Previdência

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno o texto-base da proposta da Reforma da Previdência, em votação ocorrida na madrugada desta terça-feira (6). Para aprovar o texto-base, Bolsonaro liberou R$ 2 bilhões em emendas parlamentares, dinheiro público gasto contra o próprio povo brasileiro.

Dos nove deputados federais de Alagoas, seis votaram “sim” para a Reforma da Previdência no primeiro e no segundo turno. São eles: Arthur Lira (PP), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Marx Beltrão (PSD), Nivaldo Albuquerque (PTB), Sérgio Toledo (PL) e Severino Pessoa (PRB). Somente os deputados JHC (PSB), Paulão (PT) e Tereza Nelma (PSDB) votaram em defesa da classe trabalhadora.

A proposta que tanto desampara os/as trabalhadores/as brasileiros seguirá agora para votação no Senado Federal.

“A reforma da previdência é prejudicial aos trabalhadores porque penaliza a população mais humilde, desestrutura o sistema de seguridade social, não combate os privilégios e acaba com a sustentabilidade da previdência pública”, destacou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) emitiu uma nota técnica sobre a Reforma da Previdência. No documento, o DIEESE analisa que a nova fórmula da aposentadoria vai reduzir o valor dos benefícios, inclusive de trabalhadores com salários mais baixos. Confira a nota técnica completa em: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2019/notaTec212ArrochoAposentadoria.html 

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail