20/08/2019
Atualizada: 20/08/2019 15:48:11

Cândido Albuquerque foi nomeado novo reitor da UFC por Bolsonaro. Foto: Kid Junior/Sistema Verdes Mares

Mesmo sendo o candidato menos votado na consulta pública, o professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como o novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), na segunda-feira (19), em edição extra do Diário Oficial da União.

A medida é considerada um golpe à democracia e um ataque à autonomia universitária, por contrariar a preferência de toda comunidade acadêmica da UFC, que escolheram para novo reitor, com 7.772 votos, o então vice-reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida.

"Este é um precedente que afronta a vontade da comunidade acadêmica. A escolha dos dirigentes das universidades precisa levar em consideração a manifestação democrática representada pela consulta pública, prevalecendo o que ficou expressado pela maioria das pessoas que integram os segmentos da instituição", destaca o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Cândido Albuquerque foi o segundo colocado na lista tríplice realizada pelo Conselho Universitário (Consuni). Os 47 conselheiros definiram os nomes de Custódio Almeida, atual vice-reitor, com 25 votos, seguido do diretor da Faculdade de Direito, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, com 9 votos, e da diretora do Campus de Crateús, Maria Elias Soares, com 8 votos.

Em consulta pública realizada no dia 8 de maio, o mais votado, professor Custódio Luís Silva de Almeida recebeu 7.772 votos na consulta enquanto Cândido recebeu 610 votos. O segundo colocado, Antônio Gomes de Souza Filho, chegou a receber 3.499 votos.

 

Fonte: Ascom Adufal com informações de G1

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail