17/10/2019
Atualizada: 17/10/2019 09:59:38


Nos dias 18 e 19 de outubro, o Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sedia o 5º Enneabi, um encontro nacional que reúne Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e grupos correlatos de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O evento é uma realização do Ifal e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A programação conta com 12 oficinas e 6 mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos acadêmicos (oral e pôster), apresentações artístico-culturais, feira de livros e feira gastronômica. No segundo dia do encontro, 19 de outubro, será realizada uma visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

“A gente precisa fazer com que nossos alunos e alunas conheçam de fato a nossa história e que a população comece a compreender o que aconteceu. O Enneabi vem com essa possibilidade de apresentar aquilo que não foi contado, tanto da causa afro-brasileira, como da causa indígena. Existem os grupos de militância em relação a essas causas e a gente tenta englobar eles e trazê-los para esse evento. O mais importante é fazermos com que as vidas negras possam viver com plenitude, sem preconceitos e sem piadas, porque preconceito mata”, explica a professora do Ifal Tâmara Lúcia, que é também vice-coordenadora do evento.

Com o tema geral "Lutas e resistências contemporâneas das populações Quilombolas, Negras e Indígenas", o evento traz seis sessões temáticas: Cultura, educação e currículos escolares de/para negros e indígenas (coordenada por Izanete Marques Souza e Paulo de Oliveira Nascimento); Assistência social e políticas públicas para negros e indígenas (coordenada por Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante); Identidade, Território e territorialidades (coordenada por Flávio Augusto de Aguiar Moraes); Religiosidades afro-brasileiras e indígenas (coordenada por Herliton Rodrigues Nunes); Feminismos, movimentos LGBTQIA+ e violência (coordenada por Pablo Fabricio da Conceição); e Etnociência e Tecnologias da Informação (coordenada por Paulo Roberto Faber Tavares Junior). 

O evento também integra o 1º Encontro de Coordenadores e Membros de Neab's, Neabi's e grupos correlatos do estado de Alagoas (Enneal).

Fonte: Ascom Adufal com informações do Ifal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail