19/11/2019
Atualizada: 19/11/2019 12:08:57


Intitulado “Educações e resistências: diálogos, rupturas e alternâncias”, o livro organizado e escrito conjuntamente por professores do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será lançado nesta quinta-feira (21), às 9h, no auditório Graciliano Ramos do campus citado.

O livro reúne capítulos que denunciam os efeitos sociais e educacionais do atual momento do cenário político nacional, o qual é marcado pelos discursos de ódio, ataques e ameaças às comunidades tradicionais, indiferença do Estado à destruição sistemática do meio ambiente, estímulos ao fundamentalismo religioso e partidário, precarização e desmonte das políticas sociais, entre outros efeitos.

Além da crítica, alguns capítulos mostram como esse cenário tem reverberado no chão da escola e divulgam experiências importantes de educações que se concretizam como resistências hoje. A publicação foi lançada pela editora CRV e pode ser adquirida no evento, ou pelo site da editora, em formato impresso ou digital.

Cientes da importância de divulgar a publicação também internamente, os organizadores e autores do livro realizarão duas mesas-redondas de curta duração para fazer o lançamento da obra para a comunidade acadêmica sertaneja. A atividade dará certificado de 4h para os participantes.

Programação:

8h às 10h: Credenciamento e exposição do livro

10h às 11h: Mesa-redonda “Educações & Resistências” com o organizador do livro, professor José Ivamilson Barbalho, e os autores Dalmo Moura, Maria Lenilda França, Lucas Lima, Marcos Paulo Sobral, Rodrigo Pereira e Vagner Bijagó.

11h às 12h: Mesa-redonda “Educação e Diversidade: práticas de mudança social” com a organizadora do livro, professora Giseliane Almeida, e os autores Ana Paula Araújo, Suzana Libardi, Geisa Ferreira, Lílian Kelly Voss, Alice Santos e Cristiano Vilela.

 

 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail