19/02/2020
Atualizada: 19/02/2020 13:33:03

Karina Dantas/Ascom Adufal

Integrantes da Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), participaram de uma reunião, na tarde desta terça-feira (18), com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, para obter informações acerca da situação orçamentária da Universidade, tendo em vista os recentes e graves ataques do Ministério da Educação (MEC), que determinou a suspensão de diversos direitos em folha de pagamento dos servidores

Na ocasião, o reitor Josealdo Tonholo afirmou que não haverá restrição dos direitos dos trabalhadores da Ufal no momento atual. “É um documento [o do MEC] muito preocupante. Algumas reitorias já estão entrando num sistema de pânico (...) mas nós optamos por manter muita tranquilidade nesse momento. Vamos analisar todos os elementos envolvidos e até que a gente tenha alguma informação um pouco mais concreta, tudo permanece do jeito que está”, disse o professor.

O pró-reitor de Gestão Institucional (Proginst), Renato Miranda, participou da reunião e apresentou, em slides e gráficos, a situação financeira atual da Ufal, com o orçamento reduzido em cerca de 7%.

Presidente da Adufal, Jailton Lira, e integrantes da diretoria da entidade participaram da reunião. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

O presidente da Adufal, Jailton Lira, argumentou que o cenário político nacional é uma preocupação de todos. “Precisamos colocar a situação com muita clareza. Não podemos ficar aqui paralisados em frente ao caos econômico e financeiro, pois existe uma conjuntura desfavorável porque o Governo Federal quer de fato acabar com o setor público e favorecer o setor privado. Então já estamos nos movimentando e ainda esta semana estamos propondo realizar uma reunião com os sindicatos da educação para estabelecer um calendário de mobilizações que culminará na Greve Geral do dia 18 de março”, afirmou.

Além desse assunto, também foi pautado na reunião o caso das rubricas judiciais, em que ficou acordado que será formado um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de encontrar uma solução para o tema.

Também participaram da reunião o Secretário-geral da Adufal, Francisco Pereira, o Vice-tesoureiro, Altair Marques, a diretora de Divulgação e Imprensa, Tânia Voronkoff, a diretora de Política Cultural, Rosângela Reis, a auxiliar administrativa do setor jurídico da Adufal, Sônia Titara, os coordenadores-gerais do Sintufal, José Marcos Gomes e Paulo Jorge Omena, que também representou a Associação dos Trabalhadores da Ufal (Atufal), além de outros membros da administração e gestão da Ufal.

 

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail