01/06/2020
Atualizada: 01/06/2020 16:42:29


Neste ano de 2020, a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) completa 89 anos de existência. São quase nove décadas formando gerações de juristas e contribuindo para a promoção da Justiça em Alagoas e no Brasil, por meio de um ensino jurídico público, gratuito e de qualidade, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para celebrar o aniversário da nossa Faculdade, reuniremos a comunidade acadêmica na II Semana Jurídica da FDA, a ser realizada entre os dias 15 e 18 de junho de 2020. 

Foi preparada uma programação de quatro dias de atividades online (em razão do isolamento social necessário diante da pandemia de COVID-19), de modo a integrar a comunidade interna da FDA e dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por nossos estudantes de Graduação e Mestrado. Nossa comunidade acadêmica poderá acompanhar mesas redondas com nossos professores e professoras e apresentar, em Grupos de Trabalho, as produções acadêmicas desenvolvidas na Instituição. 

Todos podem participar como ouvintes, fazendo inscrição via SIGAA/UFAL. A data de abertura das inscrições será divulgada em breve. Para os ouvintes, será fornecido certificado de participação com 40 horas flexíveis, a ser disponibilizado posteriormente pelo SIGAA/UFAL.

Estudantes e ex-estudantes de Graduação e Pós-Graduação da FDA e de outras instituições podem submeter trabalhos acadêmicos para apresentação nos Grupos de Trabalho (GTs), conforme as regras abaixo. Está prevista a publicação dos resumos em anais com ISSN.

A II Semana Jurídica da FDA é uma realização conjunta da FDA com o Centro Acadêmico Guedes de Miranda. Em caso de dúvidas, contatar a comissão organizadora pelo e-mail: semanajuridicafda@gmail.com, ou entrando em contato com algum membro do Centro Acadêmico Guedes de Miranda.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 

Dia 15/06 Segunda-Feira 

19h às 19h30 - Mesa de Abertura
19h30h – Homenagem ao Prof. Paulo Lôbo 
20h às 22h – Mesa de abertura: História e legado da FDA: os novos rumos do ensino jurídico e da Justiça no Brasil

 

Dia 16/06 Terça-Feira

9h às 12h – Grupos de Trabalho
14h às 18h - Mesa 1: Constituição, Povos Tradicionais e Direitos Humanos Fundamentais 
19h às 22h - Mesa 2: Ciências Criminais: criminologia, direito penal e processual penal 

 

Dia 17/06 Quarta-Feira 

9h às 12h – Grupos de Trabalho
14h às 18h - Mesa 3: Liberdades e Direito Privado
19h às 22h – Mesa 4: Direito Processual e o funcionamento da Justiça 

 

Dia 18/06 Quinta-Feira 

9h às 12h – Grupos de Trabalho (GTs)
14h às 18h - Mesa 5: Direitos sociais: Direito, Processo do Trabalho e Seguridade Social
19h às 22h - Mesa 6: Direito Público, Meio Ambiente e o papel do Estado na contemporaneidade 

*Estão previstos os seguintes meios de encontro: - Para as mesas e conferência: Plataforma Sympla - Para os GTs: Google Meets, sendo uma sessão para cada GT

Fonte: FDA

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail