09/04/2021
Atualizada: 09/04/2021 16:45:13


O Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou, nesta quinta-feira (8), uma nota manifestando opinião contrária à adesão da Secretaria Municipal de Educação de Maceió ao “Programa Nacional das Escolas Cívico-militares”.

Confira a nota na íntegra anexada ao final desta matéria.

No texto, o Cedu afirma que o ensino militar deve ser voltado àqueles e àquelas que escolhem essa carreira e não ser tratado como educação básica comum a todos e todas cidadãos.

“O Programa Nacional das Escolas Cívico-militares insiste na ideia de que os problemas da educação pública brasileira podem ser solucionados com a rígida disciplina militar. Reforça o preconceito contra as comunidades pobres e periféricas, em geral muito mal assistidas por políticas sociais (...). Militarizar as escolas para reprimir a juventude da periferia não é solução, e gera mais exclusão social”, diz um trecho da nota.

O presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Jailton Lira, endossa o conteúdo da nota e reitera sua posição em defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. “O ensino militar não contempla todas as pessoas da sociedade. É um modelo onde se predomina o conservadorismo e práticas repressoras que não se caracterizam como Educação Básica. A militarização do ensino é um perigo para a sociedade e deve ser combatida, em defesa de uma educação democrática e inclusiva.”, frisa o professor do Cedu.

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail