06/10/2021

Fotos de Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

O presidente e a vice-presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professor Jailton Lira e professora Sandra Lira, estiveram presentes na cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), realizada na tarde desta terça-feira (5), para o biênio 2021-2023. A solenidade foi realizada no auditório da reitoria da Ufal, do campus A.C. Simões, em Maceió.

Além de saudar a nova diretoria do Sintufal pela vitória nas eleições e parabenizar a entidade pelo processo eleitoral democrático, durante sua fala no evento, o presidente da Adufal, Jailton Lira, que também compôs a mesa da cerimônia, reforçou a importância da unidade entre as entidades de classe na luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, promovida pelo Governo Bolsonaro, que ataca diretamente os servidores públicos, objetivando a retirada de direitos dos cidadãos.

“Neste momento, a primeira coisa que precisa ser ponto de consciência nossa é o fora Bolsonaro. Não dá para o Brasil continuar com esse governo fascista. O segundo ponto a ser ressaltado, é que desde o momento em que nós assumimos a Adufal temos feito questão de manter um trabalho de articulação e unidade permanente com o Sintufal, que é o nosso sindicato coirmão”, lembrou.

Aproveitando a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o professor Jailton Lira lembrou das pautas que são motivos de luta para as duas entidades e solicitou o compromisso e o apoio da gestão da Universidade para o seguimento dessas reivindicações.

“A principal pauta pendente que nós temos como dívida para o conjunto de servidores da Universidade é a questão das rubricas judiciais. Nós conseguimos uma vitória parcial, que foi a anulação dos processos administrativos e que estão, hoje, na Procuradoria. Ainda assim, é importante que a gestão da Universidade permaneça com esse compromisso que já assumiu e faça articulação direta, a conversa sincera, aberta e franca, também com a Procuradoria para defender os interesses dos servidores”, enfatizou Lira.

Professor Jailton Lira durante discurso na posse da nova diretoria do Sintufal.

Reforçando o que o presidente da Adufal já havia destacado, durante o seu discurso, o coordenador geral da nova gestão do Sintufal, Ricardo Moresi, confirmou que a atual conjuntura política e social motiva as entidades de classe a unir forças e travar uma luta diária em defesa dos servidores públicos e da educação pública.

“Devemos perceber que o fio que deve nos conduzir é a unidade. O debate da conservação dos direitos dos trabalhadores, do Estado Democrático de Direito e da edificação de uma concepção nacional de desenvolvimento, não pode ser abafado por contendas mínimas no seio de uma categoria”, ressaltou Moresi.

Nova diretoria empossada do Sintufal para o biênio 2021-2023.

O coordenador geral do Sintufal também reforçou o pedido de celeridade em relação aos procedimentos relativos às rubricas judiciais. “O anseio do Sintufal – enquanto legítimo representante dos técnicos da Ufal – é garantir o retorno das rubricas judiciais e o pleno direito de sua base sindical”, finalizou Ricardo Moresi.

Participação na cerimônia

Na cerimônia, estiveram presentes também: filiados do Sintufal e membros da nova diretoria; a vice-reitora, Eliane Aparecida Holanda Cavalcanti; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington da Silva Pereira; o pró-reitor estudantil, Alexandre Lima Marques da Silva; o diretor-geral do DAP, Bruno Morais; o chefe de gabinete reitoral, Ubirajara Oliveira; a assessora técnica do gabinete reitoral, Rafaelly Aguiar; o superintendente do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, Célio Rodrigues; o gerente administrativo do HU, Anderson de Barros Dantas; e o responsável pela Divisão Administrativa Financeira do HU, Rodolfo de Oliveira Ferreira.   

Momento de fala do reitor da ufal, Josealdo Tonholo.

Professor Jailton Lira fez parte da mesa da cerimônia.

 

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal *sob supervisão

  • Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121 Farol Maceió-AL
    57051-345
    seg a sex 09:00 às 18:00

    Visualizar no mapa

    Unidade CIC - Ufal
    seg a sex 09h às 13h, 14h às 18h

  • Sede Farol

  • (82) 3241-1880

  • (82) 3241-1662

  • (82) 9.9992-6899

  • (82) 9.8176-3637

  • CIC

  • (82) 9.9953-0275


2021

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail