21/12/2021
Atualizada: 21/12/2021 17:50:16


O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton de Souza Lira, e o diretor suplente de Política Sindical, Ailton Galvão, participaram de reunião, nesta segunda-feira (20), com a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), para tratar sobre as progressões docentes que estão aguardando avaliação da Comissão e tomar conhecimento sobre o andamento das mesmas.

Os representantes da Adufal informaram sobre as ações judiciais interpostas pela entidade em prol dos servidores que tiveram problemas com a quebra de interstício e que têm direito à retroação dos efeitos financeiros e funcionais. Ao todo, a Adufal já tem 125 processos judiciais de progressões ajuizadas, 21 processos judiciais com RPVs pagas, 65 processos que estão com acórdão favorável, e 6 processos com acórdão de extinção sem julgamento de mérito.

Na ocasião, a Adufal também reivindicou melhores condições de trabalho para a Comissão investindo em equipamentos, funcionários, e numa estrutura que melhor atenda às demandas recebidas.

Presidente da Adufal, professor Jailton Lira.

 

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, informou que vai tratar do assunto como uma prioridade e tentar resolver as questões estruturais da CPPD o quanto antes.

Além das pessoas já mencionadas acima, também estiveram presentes da reunião, da CPPD, Nilton da Silva Souza e José Vicente Ferreira Neto; do Gabinete da Reitoria, Edson de Souza Bento e Théo Fortes; o diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Bruno Silva; o Pró-reitor de Graduação (Prograd), Amauri Barros e o servidor da Prograd, Willamys Cristiano Soares.

Sobre a CPPD

A Comissão Permanente de Pessoal Docente tem a função de assessoramento ao Conselho Superior e ao Reitor em assuntos referentes à formulação e ao acompanhamento da execução da política de pessoal docente. A Comissão é composta por membros das Classes do Magistério Superior- MS e da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - (EBTT).

À CPPD compete apreciar e dar parecer sobre questões ligadas ao corpo docente da Ufal, como alteração do regime de trabalho; avaliação do desempenho docente para efeito de progressão e promoção funcional; análise da documentação para efeito da aceleração da promoção funcional; solicitação de afastamento para a realização de curso de pós-graduação; encaminhar ao DAP e à Pró-reitora de Gestão do Trabalho (Progep) os processos analisados e com os respectivos pareceres, para homologação; encaminhar ao Consuni estudos e sugestões que visem ao aperfeiçoamento e à modificação da política de pessoal docente.

Compõem a CPPD como titulares Sandra Roseli, Eveline Lucena Vasconcelos, Théo Fortes, Sinval Autran Mendes Júnior, Iramirton Moreira, Nilton Souza, Surama Angélica, Vinícius Del Colle e Marilza Parvesi.

Os membros suplentes da Comissão são José Vicente Ferreira Neto, Willamys Cristiano Silva, Viviane Regina Sá, Hérmani Magalhães, Rossana Teotônio, Pollyanna Isbelo, Evelyne Wagna, Askeri Canabarro e Agnaldo Santos.

Diretor suplente de Política Sindical da Adufal, Ailton Galvão.

Reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail