24/01/2022
Atualizada: 24/01/2022 15:51:11

Reprodução/TV Gazeta

Marcando o Dia Internacional da Educação, comemorado nesta segunda-feira (24), o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professor Jailton Lira, concedeu entrevista à TV Gazeta, no programa AL TV 1ª Edição, para falar sobre os desafios da educação durante a pandemia de Covid-19.

Já no início da entrevista, o doutor em Educação fez questão de mencionar o Dia Nacional dos Aposentados, também comemorado neste dia 24 de janeiro. “Queria mandar um abraço aos aposentados, especialmente aos professores da Ufal, que além de não ter um salário condizente com o seu percurso acadêmico profissional, hoje pagam um preço alto decorrente da inflação, do aumento do custo de vida, do plano de saúde e assim por diante”.

O professor do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) relatou que existem dificuldades de adaptação ao ensino remoto tanto por parte dos estudantes como para os professores.

“O que a gente sabe é que aumentou o índice de evasão, apesar de que na área da educação nós não paramos um momento sequer, desde o começo da pandemia. Os professores e professoras da rede pública estadual e do setor privado tiveram de se reorganizar, criar condições de trabalho para manter esse vínculo pedagógico com os estudantes”, afirmou Jailton Lira, reforçando ainda que falta apoio do setor público para que haja melhores condições para todos.

Ainda na entrevista, o presidente da Adufal mencionou a possibilidade de retorno presencial de forma gradual na Ufal, informando que nesta terça-feira (25) haverá reunião do Conselho Universitário (Consuni) para discutir o assunto.

“Provavelmente nós manteremos uma discussão do ensino remoto observando as variáveis do setor sanitário, e é a partir dessas variáveis que nós vamos assumir uma posição sobre o retorno presencial gradual mais à frente. Mas, dados da área de saúde indicam que esse retorno presencial para agora é praticamente inviável”, relatou Lira.

A entrevista completa está disponível no site da Globoplay. Clique aqui para assistir na íntegra.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail