04/02/2022
Atualizada: 04/02/2022 17:38:17


Apesar do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ter suspenso a necessidade de realizar a prova de vida até dezembro de 2021, devido ao alto risco de contaminação por Covid-19, o Governo Federal suspendeu o pagamento em janeiro deste ano daqueles aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida nos últimos três meses, sem qualquer aviso prévio.

Ao todo, 223 servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram o benefício suspenso e foram prejudicados com a ação do Ministério da Economia, de acordo com o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Ufal.

Agora, os aposentados e pensionistas que foram prejudicados com a ação do Governo Federal devem realizar a perícia até a próxima semana, para reaver o benefício e ter a situação regularizada na folha de fevereiro até a data de fechamento, dia 11 de fevereiro.

Segundo o Diretor do DAP da Ufal, Bruno Silva, o problema é nacional e o setor está trabalhando para regularizar toda a situação o mais rápido possível.

“Realmente houve desencontro de informações. O próprio COMUNICA (...) informa que a prova de vida fora suspensa até 31/12/2021. Seguindo a IN 45/2020, somente após 90 dias após a prova de vida é que as providências de suspensão deveriam ser tomadas, o que incluiria um edital por parte do DAP. O Ministério da Economia suspendeu os pagamentos automaticamente a partir de Brasília”, explicou Silva.

Os servidores que foram afetados pela suspensão devem esperar ainda mais para receber o valor de janeiro. De acordo com o diretor do DAP, ainda não foram encontradas alternativas para o pagamento da folha de janeiro ainda em fevereiro. “Entramos em contato inclusive com a área da Folha do Ministério da Economia, mas só nos deram a opção de regularizar junto à próxima folha”, disse Bruno.

Para reaver o benefício, aqueles que ainda não realizaram a perícia devem fazê-lo por meio de atendimento no banco ou via aplicativo SouGov.br, conforme instruções disponíveis clicando aqui. Até esta sexta-feira (4), 49,33% dos servidores da Ufal afetados já realizaram a prova de vida e terão os valores regularizados na folha de fevereiro, segundo informações do DAP.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) está colaborando com a divulgação da convocação de servidores para que os mesmos tenham o benefício restabelecido o quanto antes.

Suspensão da prova de vida
A exigência da prova de vida ficou suspensa desde o início da pandemia e foi retomada em 1º de junho de 2021.

No entanto, em outubro de 2021, a Agência Brasil noticiou que a comprovação de vida dos segurados do INSS estaria suspensa até 31 de dezembro de 2021, em razão da pandemia de Covid-19.

Antes disso, Bolsonaro havia vetado a suspensão temporária da prova de vida. No entanto, o veto acabou sendo derrubado pelo Congresso no dia 27 de setembro, o que garantiu a retomada da suspensão até 31 de dezembro.

Com a decisão, aposentados e pensionistas não correriam mais o risco de ter seus benefícios suspensos caso não fizessem o procedimento, entretanto, o ocorrido foi diferente, prejudicando servidores federais de todo o país.

Fonte: Karina Dantas e Vanessa Ataíde - Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail