18/03/2022
Atualizada: 19/03/2022 08:11:31


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) reforça a importância da participação de todos/as os/as docentes na assembleia geral online, que acontecerá na próxima segunda-feira, 21 de março, em unidade com o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), e que irá deliberar sobre a adesão à Greve Nacional dos servidores públicos federais por tempo indeterminado.

O link para a sala de reunião está sendo enviado aos associados/as via e-mail.

As pautas da assembleia são: informes e adesão à Greve Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs) por tempo indeterminado.

Por que os professores/as irão avaliar adesão à Greve Nacional?

As servidoras e os servidores públicos federais estão sem reajuste desde 2017 e amargam perdas salariais desde 2011, acumulando uma defasagem nos salários de, ao menos, 49,28%.

Por isso, iniciaram uma campanha unificada, com ações que já acontecem desde o início do ano, para lutar pela recomposição de seus salários, reivindicando o índice de 19,99%, referente à inflação acumulada do governo atual, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE) para todas as categorias do serviço público.

Além da recomposição salarial, os servidores públicos pedem também a revogação da Emenda Constitucional 95 e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 32, conhecida como reforma administrativa, que se aprovada, representa mais um passo na destruição do serviço público patrocinado pelo governo Jair Bolsonaro .

Luta acontece desde janeiro

Servidoras e servidores públicos federais protocolaram no Ministério da Economia, em 18 de janeiro, um documento com diversas reinvindicações ao governo federal, incluindo o reajuste emergencial de 19,99% para todas as categorias. Um mês depois, sem resposta do ministro da Economia Paulo Guedes, foi organizado mais um ato, reforçando que as categorias estariam dispostas à negociação com o governo.

Ainda sem qualquer retorno do governo, servidores e servidoras uniram esforços e, no dia 9 de março, lançaram o Comando Nacional de Mobilização e Construção da Greve, com o objetivo de unificar as iniciativas da base e fortalecer a organização das diversas categorias em todas as regiões do Brasil, com a previsão da deflagração de uma greve geral no final do mês de março.

2022: um ano de lutas para os servidores públicos

A disputa em torno do Orçamento da União está mais acirrada. De um lado, o capital financeiro exige uma fatia cada vez maior destes recursos, e a Emenda Constitucional 95/2016 (também conhecida como PEC da Morte) fixa um teto de gastos para as políticas sociais, ainda mais necessárias nesse momento de elevação das taxas de desemprego e rebaixamento do poder de compra dos salários. O descontrole da inflação afeta particularmente a população trabalhadora, limitando a compra de alimentos e itens essenciais à uma vida digna.

“As elites oligárquicas se apossaram dos recursos públicos, e o Orçamento Secreto do Centrão é apenas mais um vergonhoso mecanismo de eliminação dos interesses da população do Orçamento Público”, explicou a vice-presidenta da Adufal, professora Sandra Lira.

De acordo com a docente, neste momento é fundamental a luta unificada de todos os trabalhadores/as dos setores público e privado para recompor o valor de compra dos salários, retomar os direitos trabalhistas, previdenciários e sociais e para recompor o Orçamento Público para a viabilização das Políticas Sociais.

“As nossas reivindicações são alicerçadas em itens essenciais, dos quais não abrimos mão! Até abril, o Governo Federal e o Congresso Nacional precisam votar a recomposição salarial emergencial, e por isto, este é o momento de aumentarmos a pressão e a mobilização”, finalizou Sandra Lira.

Orientações para a assembleia geral

A reunião da próxima segunda-feira, 21, será realizada por meio do aplicativo Zoom. Por isso, a Adufal reforça que é indispensável que todo/a associado/a realize o download do aplicativo no dispositivo que for utilizar para participar da assembleia (celular ou computador) e faça login antes de acessar o link da sala de reunião.

A entidade pede que o/a associado/a utilize seu próprio nome, sem apelidos ou abreviações, ao se registrar no aplicativo. Aqueles/as que usarem apelidos não conseguirão acessar a sala, uma vez que a Adufal irá conferir os nomes daqueles que irão participar e, só depois, será autorizada a entrada na sala da assembleia. O link de acesso à assembleia está sendo enviado pelo e-mail imprensa@adufal.org.br

Na segunda (21), antes do início da assembleia, a entidade enviará mais um lembrete com o acesso à sala de reunião para o WhatsApp de todos/as os/as associados/as. 

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail