20/04/2022
Atualizada: 20/04/2022 15:20:45

Reprodução/Sinteal

Nos últimos dias 12 e 13 de abril, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou da Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE/AL), etapa preparatória para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), que será realizada entre os dias 15 e 17 de julho, em Natal, Rio Grande do Norte.

A secretária-geral da Adufal, professora Irailde Correia, representou a entidade durante todo o processo de construção da CONEPE/AL, incluindo a Conferência Livre da Ufal, organizada pela Adufal, Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e Movimento Estudantil da Ufal, realizada em março deste ano.

“A participação da Adufal na conferência estadual foi importantíssima, porque ela nos trouxe temas que estão sendo discutidos no Brasil inteiro, principalmente com o objetivo de repensar a reconstrução não somente de um projeto de nação, mas também a reconstrução da educação do país”, explicou Irailde Correia.

Durante a realização da CONEPE/AL, a secretária-geral da entidade coordenou um dos eixos de discussão e participou da mesa com o tema: “Gestão Democrática e Financiamento da Educação: participação, transparência e controle social”.

Agora, a docente se prepara para participar da CONAPE 2022 como uma das delegadas eleitas durante a etapa estadual da conferência. Também foram eleitas delegadas as professoras associados/as Valéria Campos Cavalcante e Carolina Nozella Gama, ambas do Centro de Educação (Cedu) da Ufal.

“Participar da CONAPE 2022 é um grande ato de defesa da educação pública, democrática, laica, gratuita e de qualidade, que é uma das principais pautas de luta da Adufal. E essa luta hoje se coloca contra os desmandos da educação nacional na atual gestão governamental. Nós estamos buscando fortalecer a participação e o exercício democrático e das discussões das questões educacionais do país”, finalizou a secretária-geral da Adufal, Irailde Correia.

A organização e realização da CONEPE em Alagoas se efetivou sob a coordenação do Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas (Fepeal), que além da Adufal, conta com apoio do Sinteal, Anpae, Uneal, SEE, Undime, Faeja, Fepec e CUT.

Sobre a CONAPE

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) aborda neste ano o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

O lema da Conferência Nacional também já foi divulgado: “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Em anexo desta matéria, confira o documento referência do CONAPE 2022.

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail