23/06/2022
Atualizada: 23/06/2022 12:38:44


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou uma reunião online com a base docente na tarde desta quarta-feira (22), em que reforçou a importância da participação docente na agenda de lutas dos Servidores Públicos Federais (SPFs).

A princípio, a reunião foi convocada em formato de assembleia geral, com as pautas: informes, encaminhamentos da mobilização dos SPFs e escolha da representação para o 65º Conad. Contudo, como não houve quórum para deliberações, a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, conduziu a reunião para repassar os informes.

A professora Sandra Lira deu início à reunião informando o relatório da reunião do Setor das Ifes (https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/reuniao-aponta-27-de-junho-como-data-para-deflagracao-de-greve-do-setor-das-ifes1 ), realizada no dia 11 de junho, com os encaminhamentos aprovados. A vice-presidenta da Adufal também apresentou a agenda de lutas repassada pelo Andes - Sindicato Nacional.

“Precisamos nos manter firmes na luta pela reivindicação dos nossos direitos. É preciso continuar se mobilizando, participando das atividades da agenda de lutas, indo às ruas para que o governo veja nossa insatisfação com o desmonte das políticas públicas, com o sucateamento do serviço público, e com a destruição dos direitos sociais”, relatou Sandra Lira.

Confira abaixo a agenda apontada na reunião do Setor das Ifes:

20 a 24/06 - Realização de rodada de assembleias de base.

25/06 - Reunião do Setor das IFES para avaliação da rodada de assembleias.

27 a 29/06 - Ocupa universidades, institutos e Cefets, com atividades locais de mobilização da categoria e amplo diálogo com a comunidade universitária (rodas de conversa, assembleias, aulas públicas, panfletagem, atividades artístico-culturais, dentre outras).

04 a 07/07 - Semana de luta em Brasília (DF) – Contra os cortes, bloqueios e contingenciamentos orçamentários e por uma LDO que contemple reajuste salarial para todo(a)s o(a)s SPFs.

5/07 - Dia Nacional de luta contra a privatização e em defesa das estatais.

Ainda na reunião da Adufal, a Primeira-secretária, professora Irailde Correia, fez informes sobre a participação da entidade na Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

“Nós da Adufal participamos do Fórum Estadual Permanente de Educação em Alagoas, e o Fórum assumiu a coordenação da Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE/AL). Também realizamos a Conferência Livre da Ufal e estaremos participando do Congresso Nacional que ocorre em Natal, neste mês de julho, com uma delegação de 40 delegados, sendo três da Adufal”, disse Irailde Correia, reforçando a importância de participar da CONAPE como um ato de defesa da educação pública, democrática, laica, gratuita e de qualidade.

A professora Celi Taffarel, do Campus Arapiraca, pediu inscrição de fala e propôs que o Conselho de Representantes encaminhe ao Andes a solicitação de elaboração de um documento, que contenha as pautas de reivindicações que contemplem a defesa dos direitos sociais, dos serviços públicos, da educação, da universidade pública e da Ciência e Tecnologia, para que seja entregue ao candidato à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva.

“O sindicato é nosso instrumento de luta e, portanto, temos que nos manter firmes na determinação de mobilizar, organizar e lutar pelas reivindicações concretas dos/as professores/as e pelas reivindicações que constam na pauta unificada (...) para serem cumpridas por um eventual governo Lula. (...) Nossa responsabilidade é a de, no processo eleitoral, intervir como sindicato, com independência e autonomia, mas apontando para a reconstrução e transformação do país”, afirmou a professora Celi.

Confira o manifesto elaborado pela professora Celi Taffarel em anexo desta matéria.

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

Anexos

2022

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail