24/03/2023
Atualizada: 24/03/2023 16:32:22

Foto: Luis Fortes/MEC

O governo federal assinou, nesta sexta-feira (24), o acordo referente ao reajuste emergencial de 9% para as servidoras e servidores públicos federais. O termo assinado prevê também um aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação. O reajuste passa a valer a partir do mês de maio.

A cerimônia para a assinatura do acordo ocorreu em Brasília (DF) e foi conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), comandado por Esther Dweck e responsável pela negociação com a categoria, com a presença de outros ministros, como a da Saúde, Nísia Trindade, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.

O próximo passo para validar o reajuste salarial, após a assinatura do acordo, é encaminhá-lo ao Congresso Nacional. No total, serão enviados dois projetos de lei ao Legislativo, um tratando sobre o reajuste, e outro sobre a adequação da lei orçamentária desse ano.

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, essa foi a negociação mais célere do serviço público, que foi realizada por meio da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Ela espera que os dois projetos de lei sejam aprovados pelo Legislativo ainda em abril.

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professor Jailton Lira, ressalta que este foi um reajuste muito aquém ao que a categoria docente esperava, destacando que a proposta não repõe as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

“Por isso, é essencial que mantenhamos o processo de mobilização para que o governo reconheça estas perdas, principalmente quando a construção das peças orçamentárias já começam a ser discutida nas próximas semanas, além da imediata instalação das mesas setoriais de negociação com vistas aos debates sobre a carreira específica do magistério e ao tratamento igualitário dos ativos e aposentados”, disse.

Fonte: Ascom Adufal com informações G1

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail