26/04/2023
Atualizada: 26/04/2023 16:17:35

Fotos: Reprodução/Sintufal

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, marcou presença na abertura solene do IX Congresso do Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), realizada na manhã desta quarta-feira (26).

O evento, que neste ano tem como tema “Desafios do sindicalismo do Brasil”, acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Centro de Ciências Agrárias (CECA – Rio Largo).

Na ocasião, o presidente da Adufal falou sobre a importância de discutir a possibilidade dos servidores aposentados participarem da próxima consulta para reitor/a da Ufal.

“Se os aposentados e aposentadas podem ter sua vida funcional afetada por gestões da reitoria, é importante debater a possibilidade da participação deles na consulta, em assembleias das entidades sindicais e do segmento estudantil, já que estas entidades são responsáveis por definir o regimento para a consulta à comunidade acadêmica da nova gestão da instituição”, frisou Jailton Lira.

Durante as falas, outros integrantes da mesa também discursaram em defesa do debate sobre a possibilidade de participação dos aposentados na consulta para reitor da Universidade.

Ainda durante seu discurso, o professor Jailton Lira defendeu a unidade dos movimentos sindicais e sociais.

“Os movimentos sindicais e sociais estiveram na luta nos últimos quatro anos combatendo o governo Bolsonaro e agora estamos vivendo uma importante retomada do processo democrático. Desta forma, é fundamental que haja união sindical e social para seja feita uma discussão política sobre os ataques sofridos contra a universidade pública, contra os trabalhadores em geral, e assim, através da conscientização crítica, possamos construir um país mais democrático”, disse Jailton Lira.

Confira a programação completa e mais detalhes sobre o IX Congresso do Sintufal clicando aqui.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail