Siga nosso canal

14/11/2013
Atualizada: 14/11/2013 00:00:00


O diretor de Política Sindical da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professor Antônio Passos, e os associados Alba Correia, Irailde Correia, Luiz Henrique Cavalcante, Esmeralda Moura, Socorro Aguiar e Sandra Lira foram alguns dos homenageados durante a solenidade de abertura do 13º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), na tarde desta quinta-feira (14), no teatro Gustavo Leite. O sindicato completou 25 anos em 2013 e homenageou, ao todo, 35 personalidades docentes entre os quais estavam a atual presidenta, antigos presidentes, dirigentes e antigos dirigentes da entidade.

 

“É uma honra para todos nós estarmos nesse grupo de homenageados. Temos a certeza que cumprimos nosso dever”, conta o diretor da Adufal, professor Antônio Passos. Defender a educação pública e gratuita de qualidade e referenciada socialmente é, para ele, um dever de todo cidadão, não apenas dos docentes. “A democracia deve ser o pilar fundante de todo esse processo”, complementa. Além disso, o diretor confessa que foi uma ótima oportunidade para reencontrar amigos e colegas de diretoria da época.

 

Em seu discurso de abertura, a presidenta da primeira gestão do Sinteal, professora Alba Correia, que também atuou na diretoria da Adufal e, atualmente, coordena o Núcleo de Aposentados da entidade, fez um apanhado histórico das lutas e conquistas do sindicato durante esses 25 anos de existência. E ressaltou: “precisamos continuar lutando”.

 

“É uma emoção muito grande ser reconhecida neste momento”, expressou a professora Irailde Correia, que também já atuou à frente da Adufal. Para ela, o reconhecimento do grupo pelos anos dedicados à luta e resistência ao sistema só demonstra a importância de continuar na batalha. “Essa é nossa marca!”, exclama.

 

 

Preparação para o congresso nacional

 

O Congresso, que iniciou nesta quinta-feira (14), vai até o dia 17 de novembro. No evento serão discutidos temas relacionados à educação e à conjuntura nacional, tais como a profissionalização e a valorização docente, o Programa Nacional de Educação (PNE), além de questões mais amplas, como gênero, etnia e violência nas escolas. O intuito é construir, no último dia, um documento-base e eleger os delegados e delegadas de Alagoas para o 32º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que ocorrerá de 16 a 19 de janeiro de 2014, em Brasília-DF.

 

Emanuelle Rodrigues - estagiária

Assessoria de Comunicação da Adufal

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail