18/11/2013
Atualizada: 18/11/2013 00:00:00
O órgão é constituído por representantes dos cursos da Ufal e tem como finalidade articular as demandas da base com a entidade
Os membros do Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) tomam posse nesta quinta-feira (21), às 19h, na sede da entidade. O órgão, que tem caráter deliberativo, é constituído por representantes dos cursos da Ufal e seus suplentes, criado com a finalidade de articular as demandas da base com a entidade.
O Conselho é um dos três órgãos que compõem a estrutura da Adufal, tendo papel fundamental na definição das políticas da entidade, além de fiscalizar o cumprimento do Regimento Interno, por parte da diretoria executiva, como também da aplicação de recursos financeiros. Para o presidente da entidade, professor Marcio Barboza, a consolidação do Conselho permitirá maior horizontalidade nas ações da entidade. “Acredito que o Conselho auxiliará nas definições e decisões da diretoria executiva, além de aproximar, ainda mais, a entidade de seus associados”, observa.
A criação do órgão está prevista no Regimento de 2008 da Adufal. De acordo com o documento, ao Conselho compete fazer cumprir o regimento; aplicar as sanções de sua competência; formular políticas gerais e específicas da entidade; elaborar documentos básicos sobre questões de interesse dos associados; criar comissões e grupos de trabalho para a realização de estudos e tarefas de interesse da entidade; analisar e emitir pareceres sobre as contas, balanços e orçamentos; apresentar relatórios anuais de suas atividades à Assembleia Geral Ordinária; e designar a Comissão Eleitoral para organizar e apurar eleições de diretoria.
“A criação do Conselho de Representantes é uma ação importante porque explicita que a entidade se orienta por uma concepção democrática, transparente e ética”, avalia o secretário-geral da Adufal, professor Henrique Cahet. A expectativa, segundo ele, é que com a constituição do órgão se amplie as ações da entidade, dando-lhe ainda mais legitimidade.
A mesa da cerimônia de posse será composta pelo presidente do Conselho, professor Marcio Barboza e o secretário-geral da Adufal, professor Henrique Cahet, também membro do órgão.
Membros do Conselho
Conforme o regimento, os membros do Conselho devem ser eleitos pelos docentes associados, posteriormente à eleição da nova diretoria. No dia 10 de setembro foi encaminhado um documento a todas as unidades acadêmicas da Ufal solicitando que fossem escolhidos os nomes dos seus representantes.
O Regimento prevê um Conselho com representantes de cada curso da Ufal, sendo um titular e um suplente. De acordo com o presidente da Adufal, professor Marcio Barboza, apesar dessa proposta ser interessante, do ponto de vista da participação igualitária de todos os cursos, apresenta aspectos logísticos que dificultam sua formação plena, já que são aproximadamente 90 cursos. “Portanto, decidimos por formar o conselho com os representantes que já foram encaminhados e na medida em que forem apresentados mais nomes, daremos posse”, explica.
A presidência do Conselho de Represente é exercida pelo presidente da Adufal. Constituem também o órgão os membros da diretoria executiva, composta também pelo vice-presidente, o secretário-geral, o primeiro secretário, o tesoureiro e o vice-tesoureiro.
Emanuelle Rodrigues – estagiária
Assessoria de Comunicação da Adufal