01/12/2013
Atualizada: 01/12/2013 00:00:00
Começa nesta segunda (2) e vai até quarta-feira (4), a 3ª Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da Ufal. Promovido pelo curso de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA) da instituição, o evento reúne professores pesquisadores de várias regiões do País para apresentar e discutir temas da atualidade a partir do pensamento de autores como Gilles Deleuze, Henri Bergson, Michel Foucault, Jean Paul Sartre, Paul Ricoeur, Maurice Merleau-Ponty, Jacques Lacan, Jacques Derrida, entre outros filósofos franceses.
A abertura oficial está marcada para as 19h, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, porém, as atividades serão iniciadas à tarde, no mesmo local, a partir das 13h com a realização do 1º Encontro do Grupo de Pesquisa Subjetividade no Pensamento, grupo formado por professores de Filosofia e Psicologia da Ufal, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que atua em pesquisas sobre fenomenologia, hermenêutica, temporalidade, genealogia e ética,
Integrante desse Grupo, o secretário geral da Adufal, professor Henrique Cahet, apresentará, às 13h15, seu trabalho intitulado: Sartre: a consciência absoluta. “Considerando a importância do tema da consciência para a filosofia contemporânea, abordarei como Sartre desenvolveu sua investigação a esse respeito”, disse. Também vão apresentar trabalhos durante a tarde os professores Fernando Monegalha, Maxwell Morais de Lima Filho e José Roberto da Silva, da Ufal e Matheus Hidalgo, da UFS.
100 anos de Paul Ricoeur - Em homenagem ao centenário de Paul Ricoeur, as duas palestras a serem proferidas nesta segunda-feira à noite referem-se ao pensamento desse grande filósofo, teólogo e antropólogo nascido em 1913 e falecido em 2005: “Subjetividade segundo Ricoeur: uma aproximação da noção de cogito partido”, por Cristina Viana, da Ufal e “ O projeto de Paul Ricoeur para uma fenomenologia da vontade”, por Hélio Salles Gentil da Universidade São Judas Tadeu (USJT).
Variações sobre Foucault - Na programação de terça-feira (3) estão previstas Mesa de Comunicações, no horário da tarde e a Mesa Redonda Variações sobre Foucault, com apresentações dos trabalhos “Foucault, a política e a transgressão”, por Malcom Guimarães Rodrigues, da UEFS; ”Raça, sexo e sexualidade em Michel Foucault”, por Giovana Carmo Temple, da UFRB e “De Canguilhem a Foucault, em torno da Psicologia”, por Márcio Luiz Miotto, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Setenta anos de “O Ser e o Nada” - Na quarta-feira (4) o evento passa a ser realizado no mini auditório da Biblioteca Central do Campus. No horário da tarde haverá Mesa de Comunicações e à noite serão apresentadas duas palestras seguidas de debate em torno dos setenta anos de “O ser e o nada”, o ensaio de ontologia fenomenológica de Jean-Paul Sartre, o principal representante do existencialismo francês: “A conversão moral em Sartre como desejo do fracasso do projeto de ser e reconhecimento mútuo de liberdade”, a ser proferida pela professora Thana de Souza da Univeridade Federal do Espírito Santo (UFES) e “Escolha original e projeto de ser: a liberdade sartriana em questão”, pelo professor Luciano Donizetti, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
“A 3ª Semana de Filosofia Francesa insere o curso de filosofia da Ufal no calendário nacional de eventos da área, consolidando a nossa participação nas discussões que vêm ocorrendo no cenário brasileiro e internacional”, destaca o professor Henrique Cahet que, ao lado dos colegas Cristina Viana e Fernando Monegalha, compõe a comissão organizadora do evento. “Deste modo poderemos contribuir com a formação acadêmica dos alunos do curso de filosofia e áreas afins, que podem apresentar trabalhos e participar de palestras com excelência acadêmica”, observa.
Veja programação completa:
https://docs.google.com/file/d/0B_7-4z72ELD8Q0FuVFV2WG5KYTg/edit
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel.: 82 3241 1880