03/12/2013
Atualizada: 03/12/2013 00:00:00

Na última quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Itapipoca (CE), por unanimidade, aprovou durante sessão ordinária moção de apoio à greve dos professores, estudantes e servidores técnicos administrativos das três universidades estaduais – Uece, Urca e UVA – e pediu que o governador do estado, Cid Gomes, atenda aos grevistas para negociação.
Outros três legislativos no interior do estado – Iguatu, Jucás e Quixelô – encaminharam moção com o mesmo conteúdo.
Na última quarta-feira (27), docentes, técnicos administrativos e estudantes das três estaduais, em greve conjunta desde o início do mês, ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa do estado (Alec), tendo como principal reivindicação uma audiência de negociação com o governador do Ceará, Cid Gomes.
O movimento - coordenado pelas três Seções Sindicais do Andes-SN (Sinduece, Sindurca e Sindiuva), pelo sindicato dos servidores técnicos administrativos das universidades estaduais (Sinsesc), CAs e coletivos de estudantes - é pacífico e de total respeito ao patrimônio público.
Os manifestantes cobram audiência efetiva de negociação com o governador, depois de quase cinco anos na espera pela regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes, que enfrentam problemas estruturais como baixo financiamento da pesquisa e infraestrutura, carência de 800 professores, demandas por prédio próprio e política de expansão. Os servidores denunciam o processo de extinção da categoria via terceirização e a falta de concurso público, e os estudantes cobram plano de assistência estudantil. Os três segmentos em greve defendem ainda a autonomia universitária (gestão financeira, didático-científica), gestão democrática e ampliação do percentual de investimentos nas universidades estaduais vinculado à receita do Estado.
Leia mais:
Docentes das três estaduais do Ceará ocupam Assembleia Legislativa do estado
Seções sindicais das estaduais do Ceará publicam jornal Palavra de Ordem
* Com informações do Sinduece - Seção Sindical
* Imagem: reprodução da primeira página da moção - retirada do site do Sinduece - Seção Sindical