Siga nosso canal

12/12/2013
Atualizada: 12/12/2013 00:00:00


 

 

Prédio começará a ser construído em junho de 2014

 

O presidente da Associação dos docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), seção sindical do Andes – SN, professor Marcio Barboza, vai fazer parte da Comissão que definirá o projeto arquitetônico para a futura sede da Ufal de Santana do Ipanema, Unidade Acadêmica que integra o Campus do Sertão da instituição e que está instalada precariamente em espaços alugados - duas pequenas casas e um prédio - onde funciona um colégio particular de ensino fundamental e médio, pela manhã e nos períodos vespertino e noturno abriga os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, oferecidos pela Unidade.

 

Professor de engenharia do Centro de Tecnologia ( CTEC) da Ufal, Marcio Barboza acompanhou os docentes de Santana do Ipanema, nesta segunda-feira (9), em reunião com a superintendente de infraestrutura da Ufal, professora engenheira Nélia Callado e o engenheiro Amauri Teixeira, quando foram discutidas alternativas para acelerar os trâmites burocráticos e  construir o mais rápido possível a sede da Unidade num terreno de 145m2, em frente ao Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, já doado à instituição.

  

De acordo com os dois engenheiros da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), uma maneira de adiantar o processo é fazer uso de um projeto arquitetônico já executado pela Ufal. “Sem ser preciso passar pelas etapas de elaboração e aprovação de um novo projeto, o processo seguirá de imediato para a fase de licitação”, foi a orientação.

 

Por conta disso, a ideia, segundo expôs o professor Luciano Barbosa, do curso de Ciências Econômicas, é utilizar o projeto arquitetônico do prédio do Instituto de Computação (IC) do Campus A. C. Simões, cuja estrutura mais se assemelha ao espaço necessário ao funcionamento das atividades administrativas e acadêmicas mais imediatas da Unidade.

 

Audiência, compromisso e construção - “Temos pressa. Nossa reivindicação vem sendo feita à administração central da Ufal desde o primeiro dia de funcionamento da Unidade, em agosto de 2010”, disse Luciano Barbosa, membro da Comissão na mesma segunda-feira foi recebida em audiência pelo reitor professor Eurico Lôbo. “O reitor nos assegurou que a construção do prédio será feita com recursos próprios da Ufal, provenientes do orçamento de 2014”.

 

A previsão é que a licitação ocorra entre março e abril e a construção tenha início no segundo semestre de 2014. A finalização da obra está prevista para junho de 2015. A proposta é que em seguida seja construído mais um prédio de 3 a 4 pavimentos para as necessidades futuras da Unidade que já trabalha na implantação do curso de Administração.

Residência universitária – Os professores reivindicam a construção de prédio para residência universitária, entretanto, segundo Luciano Barbosa, “o reitor nos disse que por ora não há recursos, mas ficou de avaliar as condições financeiras de a Ufal executar a construção de um prédio para esse fim com recursos próprios da instituição e nos dar uma resposta a esse respeito ainda no início de 2014”.

 

Nova reunião na Sinfra - Nesta segunda-feira (16), às 14h, a Comissão fará nova reunião com a Sinfra com o objetivo de discutir as adaptações do projeto do IC às desmandas atuais da Unidade. Para os professores é necessário que o prédio tenha pelo menos 12 salas de aula, auditório, laboratório de informática, biblioteca, salas para a coordenação geral e de cada curso, para a parte administrativa, para o pessoal de apoio técnico educacional, salas para os professores e de atendimento a alunos, para organização dos discentes – CA e DCE, entre outros ambientes. "A presença do professor Marcio Barboza na Comissão nos ajudará muito na tomada dessas decisões", destaca o professor Luciano Barbosa. Já o professor Marcio sugeriu que Comissão seja composta também por profissionais de arquitetura.

 

Presentes – Além das presenças do presidente da Adufal e do professor Luciano Barbosa, estiveram na reunião da segunda-feira (9), o professor Agnaldo José dos Santos, diretor geral do Campus do Sertão/Ufal. os professores Henrique Cahet e Antônio Passos, respectivamente  secretário geral e diretor e Política Sindical da Adufal, os professores de Santana do Ipanema: Anderson Aristides, Tatiana Brandão, José Menezes e Natallya Levino; os técnicos: Andréa Brandão, Luciene Prado e Danielle Marinho e os estudantes Pedro Augusto e Emerdson Menezes.

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Tel. 82 3241 1880

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail