Siga nosso canal

12/12/2013
Atualizada: 12/12/2013 00:00:00


 

Data: 11/12/2013

 

 

Nesta quinta-feira (12), estudantes da Unisinos - São Leopoldo (RS) -, que ocupam e apoiam a ocupação da reitoria da universidade iniciada em 28 de novembro, realizarão o Grande Ato dos Estudantes da Unisinos! Por Uma Universidade Popular!, a partir das 18h, com concentração no portal principal da instituição. 
 
“Tomamos esta medida [ocupação da reitoria da universidade], pois há muito tempo as vias burocráticas (ofícios, cartas, documentos, e-mails, abaixo assinados) deixaram de surtir qualquer efeito”, afirma o movimento na página do facebook Movimento Somos Infinitas Mensalidades. De acordo com o grupo, a Unisinos aumentou as mensalidades em 7,95%, com aprovação do Conselho Universitário (Consul), no qual os estudantes possuem três conselheiros, indicados pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), em um total de 30. 
 
O movimento reivindica a revogação do aumento; a prestação detalhada das contas da universidade aos estudantes; e a reestruturação da composição do Conselho Universitário, de modo que haja paridade na votação dos diversos segmentos da Unisinos. Os estudantes acrescentam que alunos de todos os cursos aderiram à luta, e que o movimento já recebeu o apoio de sindicatos, outras universidades, movimentos sociais, diversos coletivos e da comunidade em geral. 
 
No último dia 4, quarta-feira, a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel) manifestou apoio à ocupação da reitoria da Unisinos. “Concordamos com as reivindicações feitas pelos estudantes de maior participação nas decisões da universidade e também com a exigência de prestação de contas. Sabemos também que o aumento das mensalidades é abusivo, e apoiamos o posicionamento contrário ao mesmo da ocupação, visto que defendemos a educação como direito de tod@s, não podendo ser compreendida como uma simples fonte de lucro.É necessário que a universidade seja construída em conjunto com os estudantes, considerando-o s sujeitos ativos de suas decisões. Quando isso não ocorre é necessário que os estudantes assumam uma postura ativa, exigindo seus direitos através da mobilização, como temos a satisfação de observar na ocupação da reitoria Unisinos”, afirmou a Anel em sua página na internet.
 
De acordo com matéria publicada no site Sul 21, um grupo entre 30 e 40 alunos participaram do início da ocupação, em protesto pelo reajuste das universidades. A proposta foi enviada pela direção para o DCE com apenas uma semana para ser avaliada, o que não consideram tempo suficiente. O Diretório pediu o adiamento da votação dos valores, que foi negado pela reitoria. “Após não deixarem entrar todo mundo que queria participar da reunião, ocupamos a reitoria. Não tivemos tempo de discutir com os estudantes a proposta de reajuste, devido ao pouco tempo que tivemos para analisar”, afirmou ao Sul 21 Patrick Dias, coordenador do DCE.
 
Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mantém ocupação
Segundo reportagem do Diário Popular, aproximadamente 30 estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ocupam o gabinete do reitor desde segunda-feira (9). O grupo reivindica, entre outras pautas, a abertura das contas das três fundações da UFPel e das Pró-reitorias, mais democracia e transparência na gestão e exigem a garantia do processo democrático. Ainda segundo o Diário Popular, dois jovens iniciaram greve de fome. Após reunião com o reitor Mauro Del Pino na terça-feira (10), os estudantes decidiram manter a ocupação. 
 
Conflito público entre membros da alta administração, com a possibilidade de que quatro pró-reitores e vários diretores se demitirem diante do agravamento das divergências, principalmente com o pró-reitor de Planejamento, também provocou o protesto, segundo a reportagem, que exige transparência e democracia. 

* Com informações do Movimento Somos Infinitas Mensalidades, Sul 21, Anel, Zero Hora e Diário Popular, página da Adufpel – SSind – no facebook

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail