Siga nosso canal

15/01/2014
Atualizada: 15/01/2014 00:00:00


 
Após reunião na tarde de segunda-feira (13), Comando de greve das três universidades avalia entendimento junto ao governo como vitória do movimento paredista dos docentes, técnicos administrativos e estudantes
 
Uma comissão formada por representantes das Seções Sindicais do Andes-SN Sinduece, Sindiuva e Sindurca se reuniu, na tarde desta segunda-feira (13), com o governador do Ceará Cid Gomes, juntamente com o movimento estudantil das três universidades estaduais em greve: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Após a audiência, o comando de greve das três instituições publicou um comunicado à comunidade universitária e à população, com informes da reunião (confira na íntegra).
 
De acordo com o documento, o Comando de Greve dos Professores e Estudantes das Universidades Estaduais e o governador Cid Gomes chegaram a um entendimento acerca dos pontos emergenciais da pauta da greve. “Os pontos de entendimento serão objetivo de acordo formal entre o Governo e o Comando de Greve tão logo o movimento paredista seja suspenso, o que será discutido nas próximas assembleias da Uece, Sindiuva e Sindurca, como também nas assembleias do movimento estudantil”, afirma o comunicado. 
 
Os itens do entendimento estão relacionados à regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos docentes, à assistência estudantil, ao concurso para professor e às demandas da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), na Uece. De acordo com o comunicado, os decretos relativos à regulamentação serão publicados até 31 de janeiro, enquanto os projetos de lei serão enviados à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alce) até 10 de fevereiro. Também ficou reafirmado acréscimo de R$ 10 milhões para a assistência estudantil em cada uma das universidades, disponíveis a partir de 27 de janeiro, com possibilidade de ampliação destes recursos em caso de nova captação de novos fundos pelo estado.
 
Ainda segundo o documento, ficou acertada a convocação para concurso para professor no semestre de 2014.1, e foi firmado o compromisso de acelerar o processo de forma a se completar o processo de admissão antes dos prazos de proibição constantes na Lei Eleitoral. Em relação aos casos dos cursos paralisados na Urca por falta de docentes, o governo se comprometeu a buscar uma solução imediata, em discussão com a Administração da universidade. No que diz respeito à Facedi/Uece, em Itapipoca, ficou estabelecido que haverá uma ampliação do prédio que triplicará a atual estrutura da Facedi. 
 
Nesta sexta-feira (17), será constituído o grupo de trabalho para viabilizar os seminários nas três estaduais, e fixadas as seguintes datas: 3 e 4 de fevereiro na UVA; 10 e 11 de fevereiro na Urca e 17 e 18 de fevereiro na Uece. 
 
“O Comando de Greve considera que os elementos supracitados constituem uma vitória maiúscula do movimento paredista de professores, servidores e estudantes que, mais uma vez, como em 2005 – 2008, aparecem no contexto universitário como o agente mais bem sucedido na conquista de melhorias estruturais para nossas instituições. A luta vale a pena, só a luta traz conquistas reais e duradouras. Avante para novas vitórias”, conclui.
 

 

Fonte: Andes-SN

 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail