Siga nosso canal

17/01/2014
Atualizada: 17/01/2014 00:00:00


Data: 17/01/2014

 


Após três meses de greve geral, as três universidades estaduais do Ceará suspendem a paralisação. A decisão foi tomada depois de uma reunião realizada na terça-feira (13) com o governador Cid Gomes. Os professores das estaduais cearenses concluíram que, apesar de o acordo firmado com o governo não expressar o total atendimento de à pauta da categoria, “ele representa uma vitória real e concreta do movimento paredista”.

 Ao final da reunião com o governador, ficou decidido que a partir desta sexta-feira (17) será constituído o grupo de trabalho para viabilizar seminários, cujas datas foram fixadas da seguinte forma: na UVA, nos dias 3 e 4 de fevereiro, na URCA, nos dias 10 e 11 de fevereiro e na UECE, nos dias 17 e 18 de fevereiro. No dia 17 de janeiro, em caso de suspensão do movimento, será assinado um termo expressivo do entendimento acima.

Ficou definido que o acordo entraria em vigor tão logo a greve, unificada com o movimento estudantil, fosse suspensa. As assembleias deliberaram pela conclusão do semestre letivo 2013, conforme calendário a ser acordado com a reitoria, e resolveram ainda entrar em estado de greve, alerta e mobilização enquanto durarem os processos de implantação dos pontos acordados com o governo.

Confira os itens do entendimento entre governo e docentes:
1 – Regulamentação do PCCV dos docentes: os decretos relativos à regulamentação serão publicados até 31 de janeiro, enquanto os projetos de lei serão enviados à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) até o dia 10 de fevereiro. O presidente da ALCE, deputado José Albuquerque, presente na reunião, se comprometeu a fazer tramitar os projetos de lei o mais rápido que o Regimento da Casa permita.

2 – Assistência Estudantil: ficou reafirmado acréscimo de R$ 10 milhões para este setor em cada uma das universidades, disponíveis a partir de 27 de janeiro, com possibilidade de ampliação destes recursos em caso de nova captação de novos fundos pelo Estado.

3 – Sobre concurso para professor: ficou acertada a convocação de concurso para professor no semestre de 2014.1, com editais a serem lançados tão logo o número e a destinação das vagas sejam definidos em seminários a serem realizados nas três universidades. Ficou ainda assumido o compromisso de acelerar o procedimento de forma a se completar o processo de admissão antes dos prazos de proibição constantes na Lei Eleitoral. Na URCA, no caso dos cursos paralisados por falta de professor, o Governo se comprometeu a buscar uma solução imediata, em discussão com a Administração desta universidade.

4 – Demandas da FACEDI-UECE em Itapipoca: ficou estabelecido que será realizada uma ampliação do prédio que triplicará a atual estrutura da FACEDI, prevista a climatização, bem como a ampliação imediata de um novo curso, aberta a possibilidade de outros conforme as conclusões dos citados seminários.

 

 

 

* Com informações do Sinduece e do Sindiuva
* Foto: Sinduece

 

Fonte: Andes-SN
Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail