23/01/2014
Atualizada: 23/01/2014 00:00:00
Iniciada nos estados nesta quarta-feira, a Campanha tem lançamento nacional
marcado para 5 de fevereiro, em Brasília
Os professores Marcio Barboza e Antônio Passos, respectivamente presidente e diretor de Política Sindical da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) – Seção Sindical do Andes-SN, participaram do lançamento da Campanha Salarial Unificada dos servidores federais de 2014, em Alagoas, realizada na manhã desta quarta-feira (22), no Sindicato dos Técnicos da Ufal (Sintufal) com representantes de outras entidades de servidores públicos federais do Estado.
A reunião marcou a rearticulação do Fórum Estadual dos Servidores Públicos Federais de Alagoas que responderá pela promoção de ações para anunciar a campanha que este ano de Copa do Mundo tem como mote a valorização dos servidores como um time que veste a camisa pelo Brasil.
Lembrará que os servidores são como um time que serve ao Brasil e deve ser valorizado como toda equipe que pretende se sagrar campeã. Usará o lema das manifestações que tomaram as ruas no ano passado, quando a sociedade reivindicava serviços públicos no “padrão Fifa”.
Como primeira tarefa, o Fórum de Alagoas iniciou a organização de um calendário local de atividades para mobilizar as distintas categorias em torno de uma pauta emergencial de reivindicações que inclui uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base unificada; regulamentação da negociação coletiva; e plano de carreira.
Antecipação da parcela de Janeiro de 2015 – Também estão na pauta a retirada de projetos no Congresso que prejudicariam os trabalhadores públicos; o cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação anteriores, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015, mas já corroída pela inflação.
Antes da Copa e das eleições - Os servidores querem avançar no processo de negociação com o governo antes da realização da Copa do Mundo e das eleições presidenciais. A pressa tem a ver com a legislação eleitoral que impede a concessão de aumentos salarias, depois de abril e só permite a reposição da inflação do período.
Calendário Nacional – Nacionalmente, a Campanha vai ser lançada no dia 5 de fevereiro, em Brasília, com a participação de servidores de todo o país, em ato público, a partir das 9h, em frente ao Bloco do Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios.
Nova reunião na quinta-feira (30) - Nova reunião do Fórum está marcada para a próxima quinta-feira (30), às 9h na sede do Sintufal quando os servidores vão tratar, entre outros assuntos, da realização de um seminário sobre a dívida pública e seu impacto na vida dos brasileiros.
Presentes - Além dos diretores da Adufal, particparam da reunião representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e MPU em Alagoas (Sindjus), do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal),do Sintufal e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Tel. 82 3241 1880