05/02/2014
Atualizada: 05/02/2014 00:00:00
A Adufal - Seção Sindical do Andes SN realiza duas atividades no auditório de sua sede, nesta semana. Hoje (5), às 15h dar prosseguimento aos estudos e à discussão do Caderno de Textos do 33º Congresso do Andes – SN, evento que será realizado de 10 a 15 de fevereiro, em São Luís (MA). Na quinta-feira (6), às 9h, recebe o Fórum Estadual dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) de Alagoas - órgão que compõe junto representantes de outras entidades de categorias de servidores públicos federais, em Alagoas - para tratar sobre a Campanha Salarial Unificada 2014.
33º Congresso - A reunião desta quarta é a terceira realizada para discutir as proposições contidas no Caderno de Textos do 33º Congresso. O objetivo é possibilitar a definição de um posicionamento da Delegação da Adufal - seção sindical do Andes SN. O Congresso tem como tarefa maior aprovar o Plano de Lutas anual do Sindicato, a partir das discussões e decisões dos docentes frente a temas que estão relacionados diretamente ao trabalho docente e suas reivindicações.
Junto aos demais SPF’s - A reunião com os SPF’s terá como pauta a organização das atividades e eventos a serem realizados em Alagoas durante da Campanha Salarial Unificada de 2014, que está sendo lançada nacionalmente hoje (5), em Brasília, durante ato público, a partir das 9h, em frente ao Bloco do Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de servidores de todo o país.
Dentre as principais reivindicações dos SPF’s estão uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base (1º de maio); regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e já corroída pela inflação.
A pauta com essas reivindicações foi protocolada no Ministério do Planejamento na última sexta-feira (24) pelas entidades que compõem o Fórum Nacional dos SPF’s. No documento, foi solicitada ainda uma reunião com a ministra Mirian Belchior para esta quarta-feira (5).
Os SPF’s querem avançar no processo de negociação com o governo antes da realização da Copa do Mundo e das eleições presidenciais. A pressa tem a ver com a legislação eleitoral que impede a concessão de aumentos salarias, depois de abril e só permite a reposição da inflação do período. Por conta disso, alguns sindicatos, como o dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e dos Servidores do Poder Judiciário Federal e MPU em Alagoas (Sindjus) já têm indicativo de greve. Segundo a diretoria da Adufal, o tema será discutido pelos participantes do 33º Congresso do Andes SN e a posição da entidade será tomada após Assembleia Geral Local da categoria.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Telefones: 32 9614 4830 e 82 3241 1880