12/02/2014
Atualizada: 12/02/2014 00:00:00

Encerra-se, nesta quarta-feira (12), o 1º Encontro Interestadual de Agricultores Familiares e Assalariados Rurais do Nordeste. Os participantes discutiram sua organização na região. Cerca de 200 agricultores familiares e assalariados rurais, de oito estados e 63 cidades do Nordeste participam do evento. O encontro ocorre em Aracaju, entre os dias 10 e 12 de fevereiro.
No último dia da reunião, os participantes que integram os grupos de trabalho se preparam "para que quando cada companheiro voltar para a sua base possa levar consigo a determinação de mudar a realidade desse povo sofrido que planta no nosso Nordeste e muitas ferramentas para usar não no roçado, mas no terreno do enfrentamento e das lutas contra o agronegócio e o governo”, disse Paulo Gico, presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Fafer/SE) e membro da direção da Conafer e da CSP-Conlutas.
Nesses três dias, os participantes do encontro discutiram a situação de suas categorias, as campanhas a serem realizadas e as medidas referentes à organização sindical nos municípios e estados. Dentre os principais temas, destacam-se a necessidade da construção de uma alternativa para os trabalhadores do campo e a denúncia das políticas do governo e da repressão que os movimentos têm enfrentado não só de latifundiários e usineiros, por intermédio de capangas e pistoleiros, mas também de setores do próprio movimento sindical incomodados com a organização autônoma dos trabalhadores do campo e da aproximação das novas entidades, como da CSP-Conlutas.
* Com informações da CSP-Conlutas