Siga nosso canal

19/02/2014
Atualizada: 19/02/2014 00:00:00


 


Assembleia geral da categoria deverá ser realizada entre 10 e 18 de março

 

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), representada por seu diretor de Política Sindical, professor Antônio Passos, participou, nesta terça-feira (18), no auditório do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e MPU em Alagoas (Sindjus), da reunião do Fórum Alagoano das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos  (SPF’s) sobre a Campanha Salarial Unificada 2014, em que também estiveram presentes representantes dos servidores do IBGE (Assibge), dos servidores federais da educação básica e profissional (Sintietfal), dos trabalhadores da Ufal (Sintufal), da Central CSP-Conlutas e do Sindjus.

 

 Na reunião - a quarta já realizada pelo Fórum dos SPF’s de Alagoas, este ano - foi feita uma rodada de informes em que cada entidade apresentou seu calendário de atividades de lutas, resultados de ações e assembleias e expôs sobre situações de mobilização e perspectivas de indicativos de greves em nível local e nacional de cada categoria.

Antônio Passos apresentou o calendário de ações aprovado a semana passada pelos docentes, durante o 33º Congresso do Andes SN - entidade da qual a Adufal é seção sindical. “De 10 a 18 de março estão previstas rodadas de assembleias gerais para discutir e organizar a mobilização da categoria e deliberar sobre uma paralisação nacional para o dia 19, em que se pretende realizar atividades em todos os estados e ato público em Brasília”, expôs o diretor da Adufal.  

A previsão de que as assembleias sejam realizadas nesse espaço de tempo tem a ver com o período de férias das Instituições Federais de Ensino (Ifes). “Certamente teríamos alguma dificuldade em reunir nossa base em assembleia em data anterior, pois as aulas do primeiro semestre letivo deste ano só vão começar mesmo no dia 10 de março. Até lá, conforme o calendário acadêmico da instituição, o Campus A. C. Simões, em Maceió, e das Unidades de Viçosa, Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema estão em período de férias.  

Segundo ele, enquanto não realizar assembleia geral com a categoria, a entidade vai continuar passando informações pelas redes sociais e encaminhar boletins informativos, buscando conscientizar e envolver os docentes na campanha salarial,  

Uma nova rodada de assembleias gerais está prevista para a última semana de março (de 24 e 28) para discussão de propostas sobre estratégias de luta e negociação e a indicação de greve.

A Campanha Salarial dos SPF’s é unificada, mas cada entidade tem seu  indicativo de paralisação distinto, de acordo com o grau de mobilização e a partir da deliberação de sua base. O Sintufal, por exemplo, tem indicativo de greve aprovado em assembleia geral de sua categoria para o dia 17 de março. Já o Sindjus vai realizar assembleias setoriais nos dias 25, 26 e 27, visitar os locais de trabalho no interior do Estado e apresenta indicativo de  greve para 1ª quinzena de abril.

 

Eixos da Campanha Salarial Unificada 2014 – Dentre as principais reivindicações dos SPF’s estão uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base (1º de maio); regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e já corroída pela inflação. A pauta com essas reivindicações foi protocolada no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no dia 24 de janeiro, pelas entidades que compõem o Fórum Nacional dos SPF’s. 

 

Você saberia responder? - O que tem a ver a qualidade dos serviços destinados à população, o salário dos servidores e os juros da dívida pública? O Fórum Alagoano dos Sindicatos dos Servidores Públicos Federais sabe que a resposta a essas questões tem tudo a ver com as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia pelos trabalhadores/servidores. Por isso, realiza nesta sexta-feira (21), às 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários o seminário “Impactos da Dívida Pública sobre o Serviço Público”. O tema será discutido a partir de palestras com os professores Fábio Guedes Gomes, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC/Ufal) e José Menezes Gomes,  do Campus Sertão e coordenador da Auditoria Cidadã da Dívida (Núcleo Alagoas)) e o secretário geral da Central Conlutas,mPaulo Barela.

Para se inscrever basta levar 1Kg de alimento não perecível. Os servidores públicos participantes receberão certificado e vão ganhar uma camisa da Campanha Salarial Unificada 2014 dos servidores públicos federais para acompanhar o Bloco Pinto da Madrugada, no sábado (22). A concentração dos SPF’s será em frente ao Hotel Enseada, praia de Pajuçara, a partir das 7h.

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E  679

Contatos: 82 3241 1880 e 82 9614 4830

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail