Siga nosso canal

06/03/2014
Atualizada: 06/03/2014 00:00:00


Data: 06/03/2014

 



O final de semana do carnaval foi marcado por ao menos 41 ocupações em fazendas realizadas por movimentos de trabalhadores do campo organizados pela Frente Nacional de Lutas (FNL). As ocupações foram feitas nas regiões do Pontal do Paranapanema, Alta Paulista e Noroeste do estado de São Paulo. A ação, chamada de “Carnaval Vermelho”, teve como objetivo chamar atenção para a necessidade da retomada reforma agrária que, de acordo com os movimentos que organizam a atividade, está estacionada no país. Entre as áreas ocupadas estão as fazendas São Luiz e Urupê, do grupo sucroalcooleiro Decasa, em Marabá Paulista.

A Frente é composta por grupos dissidentes do Movimento dos Sem-Terra (MST), como o MST da Base, e também por sindicatos rurais, ligados à Confederação de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer) que é filiada à CSP-Conlutas. Um documento com as reivindicações dos trabalhadores e famílias do campo foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff.

Solidariedade
A CSP-Conlutas apoia as ocupações realizadas pelos trabalhadores do campo que lutam por terra e por reforma agrária.  A Central tem feito diversas ações em apoio aos setores que se organizam no campo, e realizou, recentemente, o 1° Encontro Interestadual de Agricultores Familiares e Assalariados Rurais do Nordeste, considerado um momento histórico para a organização dos milhares de homens e mulheres que vivem no meio rural brasileiro.

* Com edição do Andes-SN

Fonte: Andes por CSP-Conlutas

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail