11/03/2014
Atualizada: 11/03/2014 00:00:00
Adufal convida os docentes a participarem do pleito; Candidatos têm até o dia 21 para se inscrever
A partir desta quarta-feira (12) até o próximo dia 21 estão abertas as inscrições de chapas concorrentes à eleição para membros do Conselho Universitário (Consuni) da Ufal para o biênio 2014/2016.
Conforme o edital de convocação, podem se candidatar docentes e técnicos lotados e com exercício nos diversos setores da universidade. Serão eleitos sete representantes titulares com respectivos suplentes do segmento docente e sete do segmento técnico-administrativo. A eleição será realizada no dia 24 de abril.
As candidaturas deverão ser registradas em requerimento, de acordo com requisitos constantes em artigos do Regimento Geral da instituição. Composta de titular e suplente, a chapa inscrita deverá ser entregue no Protocolo Geral da Ufal, localizado no pavimento térreo da sede da Reitoria, no Campus A. C. Simões. Analisadas e homologadas por uma comissão eleitoral, as chapas serão divulgadas em edital específico.
Segundo o diretor de Política Sindical da Adufal, professor Antônio Passos, a escolha de novos membros representa uma possibilidade de renovação do atual quadro do Consuni, “É necessário, porém, que os representantes dos docentes a serem escolhidos tenham compromisso com os seus representados e independência em relação a administração central da Ufal”, observou Antônio Passos.
Para o diretor de Imprensa e Divulgação da entidade, professor Ricardo Coelho, os representantes dos docentes nesse Conselho devem ser imbuídos dos compromissos acadêmico e político de qualificar o debate, apresentando intervenções e propostas consistentes que apontem para o crescimento da Ufal, permitindo que a Universidade venha se tornar num grande elemento do desenvolvimento de Alagoas,
Na opinião do professor Afonso Espíndola, da Diretoria de Política Sindical, há que existir um perfil que caracterize os representantes dos docentes no Consuni. “Um representante nosso não deve ser um representante de si mesmo e nem tampouco de amigos. Claro que nossa representação no Consuni deve aprovar propostas que tragam melhoria para a universidade, mas é preciso que se tenha clareza que o papel de uma verdadeiro representante dos professores é aprovar propostas que se coadunem com as ideias, pensamentos da nossa categoria, do nosso sindicato, da coletividade”.
Para o presidente da Adufal, professor Marcio Barboza, a representação docente deve ter como tarefa levar as demandas dos docentes ao Consuni e trazer a pauta para ser discutida com a categoria. “Que os companheiros componham suas chapas, se inscrevam e participem do pleito”, convoca. A expectativa, segundo ele, é que essa eleição represente avanço e expresse e fortaleça o processo de democracia na universidade.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel.; 82 3241 1880