Siga nosso canal

12/03/2014
Atualizada: 12/03/2014 00:00:00


 

 

O assunto está na pauta da assembleia geral da Adufal,

a ser realizada na segunda-feira (17)

O Fórum Alagoano das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos (SPF’s) realizou nesta quarta-feira (12) mais uma reunião sobre a Campanha Salarial Unificada 2014.  Desta vez, o encontro foi no auditório da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), com a coordenação de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU em Alagoas (Sindjus/AL) e da Adufal.

 A partir de uma rodada de informes, cada entidade apresentou resultados de ações e assembleias realizadas com suas bases, expondo sobre situações de mobilização em nível local e nacional. A orientação do Fórum Nacional é que as entidades organizem o Dia Nacional de Paralisação que está previsto para o dia 19 com atividades de mobilização em todo o país e ato público em Brasília como forma de pressionar o governo a negociar a pauta de reivindicações dos SPF’s, protocolada no Ministério do Planejamento no dia 24 de janeiro.

A Adufal faz parte do Fórum dos SPF’s e vem, desde janeiro participando das  reuniões dos SPF’s, em Alagoas, mas, como explicou o diretor de Política Sindical da entidade, professor Antônio Passos, devido ao período de férias, o  assunto ainda não foi discutido com a categoria. “Isso será feito na próxima segunda-feira (17), durante a Assembleia Geral que vamos realizar no auditório do Centro de Educação (Cedu), às 9h”, informou.

Segundo o coordenador geral do Sintufal, Jeamerson, os técnico-administrativos das universidades federais entram em greve já na próxima segunda-feira (17). A categoria possui 180 mil trabalhadores e deliberou pela deflagração do movimento paredista durante a plenária nacional realizada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Instituições Federais de Ensino (Fasubra).

Os técnicos da Ufal também vão realizar assembleia com sua base nesta segunda-feira (17) para discutir a pauta local e, a partir dos informes de quantas universidades aderiram à greve, avaliar o nível de mobilização, no Estado. “Estamos com toda disposição de entrar em greve para fazer valer nossos direitos e conseguir o atendimento integral da nossa pauta de reivindicações”, disse o dirigente do Sintufal.

Já o coordenador geral do Sindjus, Paulo Falcão, informou que a paralisação do 19 está sendo organizada pelo Sindicato que vem fazendo assembleias setorizadas. “Estamos organizando a paralisação do dia 19 como forma de construir a greve por tempo indeterminado que já conta com um indicativo da Fenajufe [Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União] para a primeira quinzena de abril”;

Segundo Paulo Falcão, a mobilização dos trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público, em Alagoas, na paralisação do dia 19 será em frente ao  prédio-sede dos Cartórios Eleitorais de Maceió-AL - Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, que fica na Avenida Fernandes Lima, próximo ao prédio da Eletrobrás. Na reunião, ele propôs que as demais entidades marquem as atividades do Dia Nacional de Paralisação para o mesmo local. A próxima reunião dos SPF’s de Alagoas será no dia 24, na sede do Sintufal.

A Campanha - A Campanha Salarial Unificada dos SPF’s 2014 foi lançada nos estados no dia 22 de janeiro. O lançamento nacional foi no dia 5 de fevereiro, em ato público, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os SPF’s querem avançar no processo de negociação com o governo antes da realização da Copa do Mundo e das eleições presidenciais.

Entre as reivindicações do funcionalismo público federal, estão a busca de uma política salarial (que não foi implementada até hoje), com correção de perdas; defesa do serviço público e contra qualquer tipo de reforma que signifique retirada de direitos; mais verbas para a educação e a saúde; contra ações de governo que signifiquem privatização no setor púbico, como o Funpresp e a Ebserh.

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E  679

Tels. 82 3241 1880  e 82 9614 4830


 

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail