Siga nosso canal

05/05/2014
Atualizada: 05/05/2014 00:00:00


 

Data: 30/04/2014

 


O 1° de Maio não é um dia de festa, é um dia de luta. Por isso, os trabalhadores organizados pela CSP-Conlutas irão participar dos atos que serão realizados diversas cidades do país para mostrar que ainda há muito a se avançar.

Em nota, a CSP-Conlutas informa que "a Central se integrará as manifestações independentes de patrões e governo.  As empresas que financiam os atos das principais centrais sindicais do país são as mesmas que exploram os trabalhadores todos os dias. O governo, que patrocina esses shows, é o mesmo que não garante o direito à moradia, à educação, à saúde pública e de qualidade para a classe trabalhadora".

Durante as manifestações serão denunciados a retira de direitos dos trabalhadores, os baixos salários, a carga horária excessiva, as doenças e mortes no local de trabalho, a falta de qualidade nos transportes públicos e a precarização do trabalho através da consolidação da terceirização em diversos setores,proposta no PL 4330.

Contra criminalização dos trabalhadores
Neste ano que marca meio século do golpe militar, a criminalização das lutas aumenta e vai se aprofundar caso a Lei Geral da Copa seja votada. Na data, que foi criada para lembrar a greve geral dos trabalhadores de Chicago, em 1886, fortemente reprimida com prisões e mortes, será denunciado que, ainda hoje, mesmo após muita luta, o direito de greve de muitas categorias está sendo atacado.  Em muitos casos, a justiça é acionada para tornar as paralisações ilegais. Além disso, também é cerceado, com muita violência, o livre direito de manifestação dos trabalhadores.

Confira algumas das atividades agendadas

Atos pelo país vão se contrapor as péssimas condições de trabalho a que os trabalhadores ainda são submetidos. Se integre em seu estado. Confira os informes que já chegaram.

Rio de Janeiro
Ato às 9h, com concentração na Avenida Brasil em frente à Fio Cruz.

São Paulo

Em São Paulo, a CSP-Conlutas participará da manifestação na Praça da Sé que começará às 10h30, logo após ato ecumênico.

São José dos Campos (SP)
Os metalúrgicos de São José dos Campos, neste 1º de Maio, vão fazer o verdadeiro Dia do Trabalhador. Será às 10h, no Jardim Colonial, na Rua José R. Bastos (rua da feira).

Fortaleza (CE)

O ato será às 8h, em frente à UECE ( Campos do Itaperi).

 

Aracaju (SE)
Ato às 9h no Coqueiral. Concentração no posto de saúde do Coqueiral.

Distrito Federal 
A CSP-Conlutas DF convida tod@s @s ativistas, militantes e simpatizantes da classe trabalhadora do DF e Entorno que não se venderam nem se deixaram cooptar pelos patrões e seus governos. A atividade acontecerá na Escadaria do Metrô da Rodoviária do Plano Piloto, às 10h do dia 1º de Maio.

Recife (PE)
A CSP-Conlutas e demais entidades vão antecipar o 1º de Maio para esta quinta-feira (30). Realizam um Ato Público em frente a Celpe, às 16h. Contra o aumento da tarifa de energia e a precarização dos serviços. “Chega de aumento! Chega de mortes!” estarão levantados nas bandeiras de luta.

 

*com edição do Andes-SN

Fonte: Andes SN por CSP-Conlutas

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail